COMPARAÇÃO ENTRE OS CONTEÚDOS DE GORDURAS ANALISADOS EXPERIMENTALMENTE E OS REPORTADOS NOS RÓTULOS DE EMPANADAS COMERCIALIZADAS EM CANTINAS ESCOLARES DE FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA

Elinete Eliete de Lima, Thayse Regina Abreu, Mariana Kilpp Silva, Jane Parisenti

Resumo


Objetivo: Analisar os teores de gordura total, saturada, monoinsaturada, poli-insaturada e trans de empanadas comercializadas em cantinas escolares e comparar com a rotulagem nutricional. Método: Analisaram-se 14 empanadas dos sabores frango, frango com requeijão, quatro queijos e calabresa, comercializadas em cantinas escolares do Centro de Florianópolis, Santa Catarina. Os lipídios totais foram analisados via extração por Soxlethe; o perfil de ácidos graxos foi avaliado por cromatografia gasosa. Os resultados obtidos foram comparados com as informações nutricionais dos rótulos. Resultados: Todas as amostras apresentaram rotulagem nutricional obrigatória, mas com alguma irregularidade (especialmente com relação à gordura trans), segundo a legislação. A gordura vegetal hidrogenada, fonte de trans, foi a mais citada na lista de ingredientes. Os resultados das análises mostraram teores (g/porção de 40 g) de: gordura total variando de 2,7 a 6,4; saturada de 0,61 a 2,9; monoinsaturada de 0,82 a 2,5; poli-insaturada de 0,33 a 0,84 e trans de 0,51 a 2,1. Das nove amostras que declararam ter zero trans na porção, todas possuíam teores acima de 0,2g/porção, limite permitido para ser considerado zero trans. Conclusão: As empanadas analisadas apresentaram inconformidades na rotulagem nutricional, as quais prejudicam a escolha saudável de alimentos. Além disso, apresentaram quantidades elevadas de gordura trans e baixo percentual de poli-insaturada, apontando inadequação das gorduras presentes nesses alimentos. Esses resultados servem de alerta sobre a qualidade nutricional de alimentos liberados para comercialização em cantinas escolares.

DOI: 10.12957/demetra.2016.16167

 


Palavras-chave


Ácidos graxos trans; Lipídeos; Rotulagem Nutricional; Alimentação Escolar.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16167

e-ISSN: 2238-913X


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