A SUJEIÇÃO AOS PADRÕES CORPORAIS CULTURALMENTE CONSTRUÍDOS EM MULHERES DE BAIXA RENDA

Autores

  • Manoel Antonio dos Santos Universidade de São Paulo
  • Rosa Wanda Diez Garcia Universidade de São Paulo
  • Marília Liotino dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16117

Palavras-chave:

Obesity. Nutritional Transition. Poverty. Lifestyle. Dietary Behavior. Aesthetics.

Resumo

A obesidade feminina é um dos problemas nutricionais mais preocupantes da atualidade, com maior prevalência em mulheres com baixo nível socioeconômico. A percepção social do fenômeno da obesidade se alterou significativamente no decorrer dos tempos. Assistimos a uma sujeição contemporânea a padrões corporais culturalmente impostos e socialmente construídos, prevalecendo o imperativo estético que elege a magreza e o corpo esbelto como padrão a ser alcançado por todas as mulheres. Isso se torna particularmente perverso nas mulheres de baixa renda, devido à “ética alimentar” que norteia suas ações, segundo a qual as pessoas devem ser educadas a gostar de tudo, sendo que o ato de comer é mais valorizado do que a própria comida. Este artigo se justifica pela relevância de compreender as transformações na imagem valorizada do corpo feminino, a partir de estudos de autores que abordam o problema da obesidade em mulheres de baixo nível socioeconômico. O objetivo do estudo é refletir sobre a sujeição contemporânea aos padrões corporais culturalmente construídos, ao examinar como eles incidem em mulheres de baixa renda. Os achados permitiram desvelar o sofrimento gerado pela insatisfação corporal que aflige as mulheres pobres, uma vez que o acesso aos bens e serviços para transformar o corpo está distante de suas possibilidades financeiras. Para lidar com a frustração que inevitavelmente se instala, o prazer centrado demasiadamente na comida é exacerbado. É a possibilidade que a mulher encontra de dar expressão à frustração, ao mesmo tempo que garante a fruição de um prazer imediato.

DOI: 10.12957/demetra.2015.16117

 

Biografia do Autor

Manoel Antonio dos Santos, Universidade de São Paulo

Manoel Antônio dos Santos

Professor Associado. Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto-SP, Brasil.

E-mail: masantos@ffclrp.usp.br

Rosa Wanda Diez Garcia, Universidade de São Paulo

Rosa Wanda Diez Garcia

Professor Associado. Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto-SP, Brasil.

E-mail: rwdiezgarcia@gmail.com

Marília Liotino dos Santos

Marília Liotino dos Santos

Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2014). Ribeirão Preto-SP, Brasil.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

dos Santos, M. A., Garcia, R. W. D., & Santos, M. L. dos. (2015). A SUJEIÇÃO AOS PADRÕES CORPORAIS CULTURALMENTE CONSTRUÍDOS EM MULHERES DE BAIXA RENDA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(4), 761–774. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16117

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE