QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE SORVETES TIPO ITALIANO E DE MASSA (ARTESANAL E INDUSTRIALIZADO) COMERCIALIZADOS NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16010Palavras-chave:
sorvetes, alimentos, bactériasResumo
Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de sorvetes comercializados no Noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. As amostras foram submetidas às análises: estimativas em Número Mais Provável (NMP/g) de coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli, pesquisa da presença de Salmonella spp., contagem em unidades formadoras de colônia (UFC/g) de Staphyococcus coagulase positiva, mesófilos e psicrotrófilos aeróbios totais, além da investigação das características morfotintoriais de colônias provenientes da contagem de psicrotrófilos. Foram analisadas 21 amostras de sorvete, sendo sete de sorvete tipo italiano, sete de sorvete de massa artesanal e sete de sorvete de massa industrializado, provenientes de diferentes locais. Coliformes termotolerantes foram encontrados acima dos valores estabelecidos pela legislação em 28,6% de ambos os sorvetes de massa. E. coli foi encontrada em 42,8% e 14,3% dos sorvetes de massa artesanal e industrializado, respectivamente. Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positiva não foram detectados.Todas as amostras de sorvete tipo italiano apresentaram contagens elevadas de mesófilos, diferindo significativamente dos sorvetes de massa industrializados, porém não dos artesanais. Altas contagens de psicrotrófilos também foram encontradas em sorvetes tipo italiano, diferindo significativamente de ambos os sorvetes de massa. Bastonetes gram negativos predominaram entre os psicrotrófilos. Os resultados indicaram possíveis falhas higiênicas durante a produção e/ou armazenamento dos sorvetes. Assim, faz-se necessário maior fiscalização nos pontos de venda e na produção de sorvetes, principalmente através de treinamentos quanto às Boas Práticas. Atenção especial deve ser dada para os sorvetes artesanal e italiano, pois os fabricantes não seguem um processo padrão de produção.
DOI: 10.12957/demetra.2015.16010
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.