A ÉTICA ALIMENTAR NOS BANQUETES BÍBLICOS: PASSAGEM, COMUNHÃO E PODER

Autores

  • Raquel Santos Vitorino Universidade Federal de Campina Grande
  • Michelle Cristine Medeiros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Vanessa Nogueira Bezerra Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Izayana Pereira Feitosa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Hermano Machado Ferreira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.15976

Palavras-chave:

Banquete. Comensalidade. Sociabilidade. Cultura

Resumo

Os banquetes, desde a Idade Antiga, oferecem elementos para reflexão sobre a passagem natureza-cultura operada via comensalidade no âmbito da culinária humana. E a Bíblia, enquanto obra literária, maior influência na formação da cultura ocidental, deixa pistas para a compreensão dos movimentos que instituíram tal prática de sociabilidade em torno da comida, bem como nos ajuda a refletir como eles ecoam em nossas práticas atualmente. Assim, este artigo objetiva compreender a ética constitutiva de banquetes descritos no texto bíblico, tendo como corpus a Bíblia. As análises do texto foram realizadas segundo a proposta de Bauer e Gaskell (2002). Os resultados apontaram para três tipos de comportamento que regiam os atos de partilha de alimentos: (1) a ética da passagem, que serve como signo de uma mudança na vida coletiva ou individual; (2) a ética da comunhão, que cria uma esfera de partilha de valores, conquistas, ideais, de cuidado em favor de alguém ou um povo, visando a um fim político; e (3) a ética do poder, partilhas que engendram relações de acordo, de demonstração do poder via produção de imagens de fartura e que desenham distinção entre soberano e súditos. Nessa ótica, pensar em alimentação envolve focar não apenas no componente nutricional, mas pensar os símbolos, a imaginação coletiva, a sociabilidade, enfim, as questões que perpassam o humano. Isso levanta desafios e a necessidade da construção de uma Antropologia da Nutrição.

DOI: 10.12957/demetra.2016.15976

 

Biografia do Autor

Raquel Santos Vitorino, Universidade Federal de Campina Grande

graduanda do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Michelle Cristine Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN), onde também titulou-se como mestre. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de Antropologia da Nutrição na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, onde também é coordenadora do G.U.L.A. (GrupoUniversalidades, Literatura e Alimentação), vinculado ao Núcleo PENSO (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva).

Vanessa Nogueira Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

graduada do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Vinculada ao G.U.L.A (Grupo Universalidades, Literatura e Alimentação)

Izayana Pereira Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Departamento de Educação. Professora Doutora de Psicologia. Universidade Federal de Campina Grande.

Hermano Machado Ferreira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Departamento de Educação. Professor de Pós-graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Ceará.

 

 

Publicado

2016-07-09

Como Citar

Vitorino, R. S., Medeiros, M. C., Bezerra, V. N., Feitosa, I. P., & Lima, H. M. F. (2016). A ÉTICA ALIMENTAR NOS BANQUETES BÍBLICOS: PASSAGEM, COMUNHÃO E PODER. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(2), 275–296. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.15976

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE