“É ASSIM, COM VERGONHA DE SAIR COM ELE”: PERCEPÇÕES DE MÃES DE CRIANÇAS DESNUTRIDAS, EM UM MEIO SOCIALMENTE DESFAVORECIDO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.15944Palavras-chave:
Transtornos da Nutrição Infantil. Comportamento Materno. Saúde da Criança. Desnutrição. Poder Familiar.Resumo
Objetivo: Compreender as percepções de mães de crianças desnutridas sobre sua realidade de vida, considerando seu contexto de vulnerabilidade social e pobreza. Metodologia: A pesquisa foi feita com sete mães de crianças desnutridas do Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (IPREDE), situado em Fortaleza, Ceará, de maio a outubro de 2011. Adotou-se a metodologia qualitativa, desenvolvendo percursos etnográficos com observações sistemáticas e entrevistas semiestruturadas. O material empírico foi estudado conforme a técnica de análise de discurso. Resultados: Revelam forte associação entre desnutrição infantil e dificuldades na maternidade e no vínculo mãe e filho. As mulheres relataram dificuldades em exercer a maternidade por se sentirem despreparadas e desprotegidas; foram vítimas de violência e abandono no período da infância e/ou durante a gravidez de seus filhos; mencionaram recusa alimentar dos filhos aos alimentos preparados por elas, evidenciando uma ruptura no vínculo com a mãe. Considerações Finais: Supõe-se que programas de intervenção nutricional poderão obter resultados mais satisfatórios quando valorizada a história de vida das mães como fator coadjuvante no processo de determinação e recuperação da desnutrição. Entende-se que uma atenção psicoemocional mais individualizada e aprofundada à díade poderá favorecer o fortalecimento do vínculo mãe e filho.
DOI: 10.12957/demetra.2016.15944
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.