ESTUDO COMPARATIVO DA COUVE MINIMAMENTE PROCESSADA E IN NATURA, SEGUNDO ASPECTOS DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13856Palavras-chave:
Brassica. Análise microbiológica. Contaminação de alimentos.Resumo
As hortaliças fazem parte da alimentação complementar do ser humano. A couve é muito apreciada na mesa do brasileiro, por ser de fácil cultivo e encontrada durante todo ano em feiras livres e gôndolas de supermercados. Comercializada de forma in natura e minimamente processada, a couve é um veículo importante de contaminação por microrganismos patogênicos, ocasionando doença transmitida por alimento (DTA) se não higienizada corretamente. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a qualidade microbiológica da couve minimamente processada e a couve in natura, comparando os níveis de contaminações entre elas. Para isto, foram coletadas amostras de couves em barracas situadas em dois corredores de uma feira livre em Vitória da Conquista-BA. Realizou-se análise para aeróbios mesófilos, Staphylococcus aureus, coliformes totais, bolores e leveduras, todos utilizando a técnica de petrifilm. Das amostras analisadas, todas se encontravam contaminadas em relação aos microrganismos pesquisados, tornando a couve tanto in natura quanto a minimamente processada não apta para o consumo humano, se não forem aplicadas técnicas adequadas de higienização e sanitização.
DOI: 10.12957/demetra.2015.13856
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.