“EU QUERIA APRENDER A SER DOCENTE”. SOBRE A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Liv Katyuska de Carvalho Sampaio de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.13251

Resumo

Foram estudadas a formação e inserção profissional de egressos de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Alimentação e Nutrição do Brasil a partir dos conceitos de campo científico, capital científico, poder simbólico e habitus de Bourdieu, de paradigma e comunidade científica de Kuhn e de rede segundo Collins. Dos 21 programas credenciados na área Nutrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), treze contavam com egressos no período de estudo escolhido; destes, dez disponibilizaram informações para comunicação com seus titulados entre 2000 e 2010. Após contatos telefônicos, enviamos questionário com perguntas abertas e fechadas por correio eletrônico e obtivemos 176 respostas de mestres, o que corresponde a 32,5% de adesão, acima de estudos similares. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva e as perguntas abertas por meio de análise de conteúdo, conforme Bardin.A grande maioria eram nutricionistas (88%) do sexo feminino (88%) que ingressaram no mestrado, em média, aos 28 anos, aproximadamente quatro anos e meio após a conclusão da graduação. Levaram cerca de dois anos para defender a dissertação, publicada por 63% dos egressos, principalmente, na forma de artigo científico. Após a conclusão do mestrado,  42% dos egressos continuaram a publicar. A docência destacou-se nas expectativas ao ingressar no mestrado. A inserção nas atividades de ensino passou de 28% para 57%, desde o ingresso no mestrado até 2012; quadruplicou sua presença na docência em cursos de residência e aumentou de 18% para 38% no ensino de graduação. Cerca de metade dos egressos (55%) declararam que suas expectativas foram plenamente alcançadas ou mesmo superadas, sendo isto atribuído ao aprimoramento científico e à boa qualificação do corpo docente dos programas.Em contraposição, a insuficiência no preparo para docência, o pouco tempo e as pressões para a conclusão do mestrado foram críticas presentes. Desses mestres, 38% cursam ou já concluíram o doutorado. Em linhas gerais, um perfil afinado com o paradigma que orienta a comunidade científica nos dias atuais no Brasil a partir das instâncias federais de formulação de políticas em ciência e tecnologia: formação rápida de pesquisadores acompanhada de publicação de artigos, como um novo habitus que vem se instaurando nas universidades. Um cenário de Brasil em condições favoráveis ao crescimento econômico em moldes capitalistas com valorização da produtividade científica de visibilidade internacional e orientação para interferência da ciência na produção e no mercado de bens e serviços. Neste estudo, podemos considerar que esta conformação de novas regras no jogo científico, com investimento ágil na formação técnica para pesquisa e insuficiência no tempo para o exercício da crítica teórica e para o preparo pedagógico da atividade docente, como limitação que pode não ser favorável à reflexão e problematização do campo científico. Evidenciamos um campo científico em fase avançada de consolidação, momento favorável para repensar o paradigma e refletir sobre a valorização da formação docente e a assunção das dimensões de natureza sociocultural no campo científico da Alimentação e Nutrição.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.13251

 

 

Biografia do Autor

Liv Katyuska de Carvalho Sampaio de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

SOUZA, Liv Katyuska de Carvalho Sampaio de. “Eu queria aprender a ser docente”. Sobre a formação de pesquisadores nos Programas de Pós-Graduação do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil. 2014. 164 p. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Orientadores: Shirley Donizete Prado e Francisco Romão Ferreira

 

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Souza, L. K. de C. S. de. (2014). “EU QUERIA APRENDER A SER DOCENTE”. SOBRE A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CAMPO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(2), 613–614. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.13251

Edição

Seção

TESES E DISSERTAÇÕES