a politização da criança educável através do poder etéreo

Autores

  • franz kasper krönig Cologne University of Applied Sciences (TH Köln)

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63214

Palavras-chave:

poder, pedagogia crítica, subjetivação, politização, autonomia.

Resumo

O artigo argumenta que uma concepção predominante de poder nas ciências educacionais é prejudicial à pedagogia tanto como campo de prática quanto como disciplina e é também inepto como conceito científico do ponto de vista epistemológico. A designação deste conceito de poder como "etéreo" pode fornecer aos discursos teóricos da educação um meio de analisar e criticar posições e argumentos que têm minado a autonomia da educação desde o estabelecimento do pensamento foucaultiano nas ciências educacionais. Primeiro, este artigo argumenta que a noção pedagógica da criança educável depende dos conceitos de individualidade, plasticidade e autonomia dentro da estrutura de uma ontologia negativa. Em segundo lugar, problematiza os efeitos da substituição destes conceitos nas ciências educacionais pós-modernas críticas do poder para a pedagogia em geral e a criança como seu conceito chave em particular. A criança politizada é concebida como subjugada, passiva, vulnerável, e o que é crucial: como uma coisa, ou seja, pedagogicamente ineducável, mas uma identidade apenas moldável através do poder. Em terceiro lugar, ela analisa a base filosófica desta mudança em direção à politização da criança, introduzindo o conceito de "poder etéreo". O artigo conclui com uma reflexão sociológica sobre a dimensão societal desta transformação fundamental da educação e sugere a emergente pedagogia pós-crítica como um possível remédio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

franz kasper krönig, Cologne University of Applied Sciences (TH Köln)

Head of Studies in Childhood Education at the Cologne University of Applied Sciences, Prof. Dr.

Referências

Ball, Stephen J. (2017): Foucault as Educator. Cham (CHE): Springer Nature.

Bateson, Gregory (1972): Steps to an ecology of the mind. New York: Ballantine Books.

Deuber-Mankowsky, Astrid (2008): Nothing is Political,Everything Can Be Politicized: On the Concept of the Political in Michel Foucault and Carl Schmitt. Telos, 142, S. 135-161.

Dewey, John (1916): Democracy and Education. An Introduction to the Philosophy of Education. New York: Macmillan.

Einstein, Albert (1920): Aether und Relativitätstheorie. Rede – Uitgesproken bij de aanvaarding van het ambt van bijzonder hoogleerar aan de Rijks Universiteit te Leiden. Berlin: Julius Springer.

Eisler, Rudolf (1910): Wörterbuch der philosophischen Begriffe, 3. Aufl., Erster Band A-K. Berlin: Ernst Siegfried Mittler und Sohn.

Forrest, Peter (2012): The Necessary Structure of the All-pervading Aether. Discrete or Continuous? Simple or Symmetric? Frankfurt a.M.: Ontos.

Heider, Fritz (1959): On Perception, Event Structure, and Psychological Environment. Selected papers. New York: International Universities Press.

Herbart, Johann Friedrich (1984 [1835]): Johann Friedrich Herbart. Band 1. Umriß pädagogischer Vorlesungen, besorgt von Josef Esterhues. Paderborn: Schöningh.

Hertz, Heinrich (1987 [1889]): Über die Beziehungen zwischen Licht und Elektrizität. Vortrag gehalten bei der 62. Versammlung deutscher Naturforscher und Ärzte in Heidelberg, In: Autrum, H. (Hrsg.): Von der Naturforschung zur Naturwissenschaft. Vorträge, gehalten auf Versammlungen der Gesellschaft Deutscher Naturforscher und Ärzte (1822-1958). Berlin; Heidelberg, New York, London, Paris, Tokyo: Springer-Verlag.

Hodgson, Naomi/Vlieghe, Joris/Zamojski, Piotr (2017): Manifesto for a Post-Critical Pedagogy. Earthy (Milky Way): punctum books.

Kant, Immanuel (1900): Kant on Education (Ueber Paedagogik), trans. Annette Churton. Boston: D.C. Heath and Co.

Kant, Immanuel (1998[1781]): Critique of Pure Reason. Cambridge: Cambridge University Press.

Kassung, Christian/Hug, Marius (2008): Der Raum des Äthers. Wissenarchitekturen – Wissenschaftsarchitekturen, In: Kümmel-Schnur, A./Schröter, J. (Hrsg.): Äther. Ein Medium der Moderne. Bielefeld: transcript, S. 99-129.

Kelvin, Lord (1884): Wave Theory of Light. Journal of the Franklin Institute, 118, S. 321-341.

Luhmann, Niklas (1982): Funktion der Religion. Frankfurt a.M.: Suhrkamp.

Luhmann, Niklas (1990a): Essays on Self-Reference. New York: Columbia University Press.

Luhmann, Niklas (1990b): Meaning as Sociology's Basic Concept, Essays on Self-Reference. New York: Columbia University Press.

Luhmann, Niklas (1990c): Tautology and Paradox in the Self-Descriptions of Modern Society, In: Luhmann, N. (Hrsg.): Essays on Self-Reference. New York: Columbia University Press, S. 123-143.

Luhmann, Niklas (1991): Das Kind als Medium der Erziehung. Zeitschrift für Pädagogik, 37, S. 19-40.

Luhmann, Niklas (1995): Social systems. Stanford, Calif.: Stanford Univ. Press.

Maxwell, James Clerk (1960): „Ether (Encylopedia Britannica 9. Auflage, 1875-1889)“, In: Niven, W. D. (Hrsg.): The Scientific Papers of James Clerk Maxwell, Vol. II. New York: Dover Publications, Inc., S. 763-775.

Oken (1831): Lehrbuch der Naturphilosophie, 2. Aufl. Jena: Friedrich Frommann.

Papastephanou, Marianna/Zembylas, Michalinos/Bostad, Inga/Oral, Sevget Benhur/Drousioti, Kalli/Kouppanou, Anna/Strand, Torill/Wain, Kenneth/Peters, Michael A./Tesar, Marek (2020): Philosophy of education in a new key: Education for justice now. Educational Philosophy and Theory, August 2020, S. 1-16.

Reichenbach, Roland (2003): Pädagogischer Kitsch. Zeitschrift für Pädagogik, 49, S. 775-789.

Rømer, Thomas Aastrup (2011): Postmodern Education and the Concept of Power. Educational Philosophy and Theory, 43, S. 755-772.

Rueschemeyer, Dietrich (1977): Structural Differentiation, Efficiency, and Power. American Journal of Sociology, 83, S. 1-25.

Russell, Glenda M./Bohan, Janis S. (2016): Institutional Allyship for LGBT Equality: Underlying Processes and Potentials for Change. Social Issues. A Journal of the Society for the Psychological Study of Social Issues, 72, S. 335-354.

Sartre, Jean-Paul (1966): Being and nothingness. A phenomenological essay on ontology. New York: Pocket Books.

Seiffert, Helmut (1997): Einführung in die Wissenschaftstheorie 4. Wörterbuch der wissenschaftlichen Terminologie. München: C.H. Beck.

Sturm, Sean (2020): Philosophy in the key of G: A response to “philosophy of education in a new key”. Educational Philosophy and Theory, May 2020, S. 15-16.

Taylor, Mitchell James (2020): The concept of functional differentiation and the logic of comparative functionalism. A study in sociological theory. Melbourne: The University of Melbourne.

Williams, Henry Smith/Williams, Edward H. (1904): A History of Science in Five Volumes. Volume III. Modern Development of the Physical Sciences. New York; London: Haper & Brothers.

Willmott, Hugh (1992): Postmodernism and excellence: the de‐differentiation of economy and culture. Journal of Organizational Change Management, 5, S. 58-68.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

KRÖNIG, Franz kasper. a politização da criança educável através do poder etéreo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–16, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.63214. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/63214. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)