O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56331

Keywords:

Devir-criança negra, erê, necropolítica, candomblé

Abstract

O objetivo deste artigo é o de investigar como a noção de devir-criança negra, intermediada pela experiência do erê no candomblé, nagô suscita outros possíveis existenciais para as crianças em tempos necropolíticos. A hipótese central é de que as crianças negras são marcadores de singularidades sociais potentes para se alterar a lógica dos coeficientes mortíferos que perpassam a necropolítica atual. Ao mesmo tempo, sustenta-se que sem o enfrentamento do carrego colonial não há como mitigar-se a força e a presença da necropolítica. Para tanto, o texto atualiza a condição da necropolítica contemporânea considerando sua genealogia colonizadora. Em seguida, a partir de pesquisas com crianças negras no candomblé nagô Ilê Axé Omo Oxe Ibalatam, na cidade de São Paulo, destacar-se-á a relação do erê na deflagração do devir-criança negra, bem como suas implicações para se produzir outros possíveis em tempos necropolíticos.

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Author Biography

alexandre filordi carvalho, Universidade Federal de Lavras

Alexandre Filordi de Carvalho é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Psicologia da Educação; mestre em Educação também pela UNICAMP, na área de Educação, Sociedade e Cultura; ainda possui especialização em Psicoterapia Familiar e de Casal pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde (CEFAS/Campinas). Realizou dois estágios de pós-doutoramento em Educação: entre 2013-2014 na UNICAMP e entre 2018-2019 na Universidad Complutense de Madrid, com bolsa CAPES. Coordena o GT-17 de Filosofia da Educação na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; ocupa a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Entre 2008 e 2020 atuou no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coorienta pesquisa em nível de doutorado na Universidade de Lisboa (Departamento de Estudos de Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão). Coordena o Grupo de Investigação e Invenção em Teorias Transversais para a Educação (GRIITTE/CNPq). É integrante da Red Iberoamericana Foucault (RIF); da Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO); Editor adjunto da Revista Pro-Posições (UNICAMP) e membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/INEP). Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP, na linha de Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão, investigando diferenças, singularidades e processos de subjetividades na sociedade contemporânea, a partir de referenciais da filosofia contemporânea e da psicanálise. Atualmente é Professor Associado 2 no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Assessor científico da FAPESP e do CNPq (PIBIC/AF/PIBITI).

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Published

2021-05-27

How to Cite

carvalho, alexandre filordi, & souza, ellen de lima. (2021). O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos. Childhood & Philosophy, 17, 01–28. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56331

Issue

Section

Childhood and Necropolitics: other possibles

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