diálogo filosófico com crianças sobre questões sociais complexas: um debate sobre textos e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.37827

Palavras-chave:

murris, chetty, corrida, história, dialogo.

Resumo

Neste artigo, me refiro à leitura que faço de um debate entre dois estudiosos e praticantes de filosofia com crianças – Karin Murris e Darren Chetty. Os pontos da discussão entre eles que escolhi para focar remontam a um livro infantil chamado Tusk Tusk, de David McKee. Os argumentos dos dois, para mim, levantam questões sobre a relação entre o texto inicial (ou estímulo) e temas relevantes para pensar o mundo de forma ampla. Embora Chetty veja benefícios no uso de livros ilustrados, ele parece acreditar que há um uso excessivo de fábulas e contos mágicos e que outros pontos de partida possam fazer mais sentido para explorar questões sociais complexas com dimensões históricas. Murris, por outro lado, parece achar interessante a falta de perspectiva histórica evidentes naqueles livros de que mais gosta. Ela valoriza os aspectos ‘universais’ e ‘mágicos’ na medida em que estes estimulam diálogos ‘rizomáticos’, espontâneos e não-hierárquicos. Neste texto eu comento aquelas que, para mim, são as linhas argumentativas mais significativas nas perspectivas de Chetty e Murris. A partir dai, sugiro algumas ideias práticas para a escolha de textos e para ‘ler contra o texto’ – um termo que ambos autores usam. Ademais, pergunto e respondo a seguinte questão: ‘Em sessões de diálogo filosófico, devem os adultos trazer para as crianças questões que eles consideram importantes ou é melhor evitar fazê-lo?’

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

steve williams, P4C Co-operative and SAPERE

Eu ensinei Inglês e Estudos de Mídia por 14 anos em escolas secundárias e servi por cinco anos como chefe de um departamento de Inglês. Eu ajudei a fundar SAPERE, a rede de Filosofia para Crianças no Reino Unido, e apresentei o P4C como uma disciplina curricular em minha escola secundária em 1992. Ao longo dos anos, trabalhei com crianças de todas as idades em uma ampla variedade de escolas e ajudei muitos professores a iniciar a Filosofia para/com Criança por meio de cursos e suportes. Trabalhei por cinco anos como editor sênior de uma editora educacional, editando livros e revistas, incluindo 'Ensino do Pensamento e Criatividade', recentemente gerenciei o treinamento envolvido em um projeto de pesquisa bem-sucedido sobre os efeitos da filosofia para crianças para SAPERE e a Educação Fundação Endowment.

Referências

Bakhtin, M, Translated by Vern W. M. (1986) The Problem of the Text. In: Speech Genres and

Other Late Essays, Austin: University of Texas Press, 1987

Blum, L. ‘I’m not a racist but ...’ The Moral Quandry of Race, Ithaka and London: Cornell

University Press, 2002

Chetty, D. The Elephant in the Room: Picturebooks, Philosophy for Children and Racism,

childhood & philosophy, rio de janeiro, volume 10, number 19, pp. 11–31, 2014

Emmet, D. The Nature of Metaphysical Thinking, London: Macmillan, 1966

Haynes, J; Murris, K. Picturebooks, Pedagogy and Philosophy, New York, London: Routledge, 2012

Hirschfield, L. The Conceptual Politics of Race: Lessons from Our Children, Ethos, 25(1), pp.

–92, 1997

Kendi, I.X. Stamped from the beginning: The definitive history of racist ideas in America, London:

Bodley Head, 2016

Kolakowski, L. (1990) Education to Hatred, Education to Dignity in Modernity on Endless Trial,

Chicago: University of Chicago Press, 1990

Lester, J, Let's Talk About Race, HarperCollins, 2008

Lipman, M. Harry Stottlemeier’s Discovery, Montclair: IAPC, 1982

Lyndon, D. Africa and the Slave Trade UK edition, London: Franklin Watts, 2013

Malaguzzi, G. History, Ideas and Basic Philosophy: An interview with Lella Gandini. In:

Edwards, C. Gandini, L. Forman, G (Eds) The Hundred Languages of Children: The Reggio

Emilia approach – Advanced Reflections (2nd. Edn), WEsport CT: Ablex

McKee, D. Tusk Tusk, London: Andersen Press, 1978

Murris, K. Posthumanism, Philosophy for Children, and Anthony Browne’s ‘Little Beauty’,

Bookbird: A Journal of International Children's Literature, Volume 53, Number 2, pp. 59-65,

a

Murris, K. The Philosophy for Children Curriculum: Resisting ‘Teacher Proof’ Texts and the

Formation of the Ideal Philosopher Child, Studies in Philosophy and Education · 35: 63,

b Available at <https://doi.org/10.1007/s11217-015-9466-3> Accessed 24 July,

Murris, K The Posthuman Child: Educational transformation through philosophy with picture books,

New York, London: Routledge, 2016

Sprod, T. Books into Ideas, Melbourne: Hawker Brownlow, 1993

Tan, S. The Rabbits, London: Hodder Children's Books, 2010

Warden, C. Talking and Thinking Floorbooks: An Approach to Consultation, Observation, Planning

and Assessment in Children's Learning, 3rd. revised addition, Scotland: Mindstretchers,

West, A. Reading Against the Text: Developing Critical Literacy, Changing English, 1:1, 82-101,

Williams, S Artful Dialogues, Teaching Thinking, 19, Birmingham: Imaginative Minds Ltd, 2002

Woodson, J, Illustrations by Lewis, E.B. The Other Side, G.P. New York: Putnam’s Sons, an

imprint of Penguin USA, 2001

Woodson, J. The other side, available at <https://www.jacquelinewoodson.com/the-other-

side> Accessed 23 July, 2018.

Zeldis, Y. D. Who Was Rosa Parks? New York: Grosset & Dunlap, 2016

Zipes, Jack. Breaking the Magic Spell: Radical Theories of Folk and Fairy Tales, London: Heinemann,

Zipes, J. Fairy Tales and the Art of Subversion (2nd edn.) New York: Routledge, 2012

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

WILLIAMS, Steve. diálogo filosófico com crianças sobre questões sociais complexas: um debate sobre textos e práticas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–28, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.37827. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37827. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos