Condições para submissão

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O(s) autor(es) assume(m) inteira responsabilidade sobre os artigos ou resenhas submetidos, bem como no que se refere às imagens contidas nesses artigos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O(s) autor(es) concordam com a Declaração de Direitos Autorais da revista, mantendo para para si os direitos autorais dos artigos publicados e com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição.

A Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está aberta a submissões de artigos de professores e pesquisadores doutores e/ou doutorandos e/ou professores e pesquisadores em geral, desde que, neste último caso estejam em coautoria com doutores e/ou doutorandos. As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

1. O texto deve ser inédito no Brasil, não tendo sido publicado em outro periódico científico ou livro, e deve abordar os temas referentes ao Estado do Rio de Janeiro, problematizando-o, sob a forma de artigo, ensaio, nota técnica ou resenha de livro;
  2. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens, que devem trazer as devidas referências;
  3. Todas as contribuições serão submetidas a análise do conselho consultivo da Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense;
  4. A extensão dos artigos deve variar entre 15 a 20 páginas e entre 10 a 15 páginas para resenhas, em formato .doc ou .rtf;
  5. Acesse o Modelo de Artigo com as configurações especificadas. Os artigos submetidos devem estar obrigatoriamente de acordo com o modelo disponibilizado.

CADASTRO DOS AUTORES E ENVIO DE ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS VIA SISTEMA

Artigos e resenhas devem ser enviados pelo sistema, para tanto deve ter se cadastrado no site da revista com o perfil de autor.

Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetua-lo:

a) Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista);

b) Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, inicias, sexo, instituição, email, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar;

c) Após o cadastro, logue no sistema (para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita) para confirmar clique em acesso;

d) Após o login, clique em Nova Submissão;

e) Em "Passo 1. Início" confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, no campo "Comentários para o editor" insira até cinco (5) avaliadores em potencial para o seu artigo, informando nome, instituição e email para contato, clique em Salvar e Continuar.

f) Clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, clique em Salvar e Continuar.

g) Preencha corretamente os campos com as informações dos autores no "Passo 3. Metadados da submissão (indexação)" devendo constar: Nome do autor(res) , titulação, identificação da instituição a que pertencem, cidade, estado e país de origem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s), ORCIDs; e dados sobre o artigo (título, resumo, palavras-chave etc.). Clique em Salvar e Continuar.

h) Transfira os documentos anexos, se houver, clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, Preencha o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar;

i) Confira se os arquivos enviados estão corretos e clique em Concluir Submissão.

Artigos

Seção padrão para a submissão de artigos originais a serem avaliados por pares de acordo com a Política de Avaliação da Revista.

Resenhas

Seção padrão para resenhas de livros avaliadas por por pares.