DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS

Patricia Queiroga Gonçalves de Souza REIS, Maria Cecilia de Magalhães MOLLICA, Marisa Beatriz Bezerra LEAL, Maria de Fátima Bacelar da SILVA

Resumo


Na área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Interdisciplinariedade; propostas pedagógicas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2009.9848

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.