DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS

Conteúdo do artigo principal

Patricia Queiroga Gonçalves de Souza REIS
Maria Cecilia de Magalhães MOLLICA
Marisa Beatriz Bezerra LEAL
Maria de Fátima Bacelar da SILVA

Resumo

Na área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza; MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães; LEAL, Marisa Beatriz Bezerra; SILVA, Maria de Fátima Bacelar da. DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 12, n. 12, 2014. DOI: 10.12957/cadsem.2009.9848. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
Tema Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)