HERMENÊUTICA, CIÊNCIA E SOLIDARIEDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NEOPRAGMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2009.9827Resumo
Nas Ciências Sociais tanto quanto na Filosofia, tem avançado omovimento de reação contra a idéia de que os estudiosos do homeme da sociedade somente seriam “cientistas” (ou “científicos”) se continuassemfiéis ao modelo galileano segundo o qual o vocabulário reducionista,matematizado e “puro” é aplicável nas “atividades científicas”porque não apenas explica os fatos, mas reflete o “verdadeiro modo deser das coisas”. Tal modelo galileano trabalha, sobretudo, com termos“axiologicamente neutros”, particularmente concernentes aos valoresmorais, não subjetivos, puramente descritivos, nos quais possam estabelecergeneralizações prognósticas, reservando aos “ideólogos” o trabalhosubjetivo e valorativo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.