ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA DA DISSERTAÇÃO: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2009.9824Resumo
Este artigo traz uma parte das reflexões que fiz ao longo dos estudosde Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da UniversidadeEstadual de Campinas. Está dividido em sete partes. Inicialmenteexplico porque é pertinente abordar a produção de textos na escola viaLDP. Posteriormente, discuto se as atividades de dissertar e argumentarsão iguais, tendo em vista o tratamento dado em geral para a escolacomo uma sendo sinônimo da outra. Na seqüência, apresento comoo LDP em observação traz para o aluno a proposta de produção escritada dissertação para, em seguida, mostrar o encaminhamento dado pelaprofessora para essa proposta. Feito isto, trago à discussão do texto osalunos apresentados pelos alunos a partir da proposta do LD e do encaminhamentodidático da professora.Convém esclarecer que as considerações sobre os textos dos alunosforam feitas a partir de algumas categorias de análise, a saber: apresentaçãode opinião/ponto de vista, apresentação de justificativa para aopinião/ponto de vista, uso de operadores argumentativos, uso de dêiticosde pessoa (pronomes indicativos de pessoalidade), referência ao leitor/interlocutor e modalização (deôntica e apreciativa).Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.