ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA DA DISSERTAÇÃO: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

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Sílvio Ribeiro da SILVA

Resumo

Este artigo traz uma parte das reflexões que fiz ao longo dos estudosde Doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da UniversidadeEstadual de Campinas. Está dividido em sete partes. Inicialmenteexplico porque é pertinente abordar a produção de textos na escola viaLDP. Posteriormente, discuto se as atividades de dissertar e argumentarsão iguais, tendo em vista o tratamento dado em geral para a escolacomo uma sendo sinônimo da outra. Na seqüência, apresento comoo LDP em observação traz para o aluno a proposta de produção escritada dissertação para, em seguida, mostrar o encaminhamento dado pelaprofessora para essa proposta. Feito isto, trago à discussão do texto osalunos apresentados pelos alunos a partir da proposta do LD e do encaminhamentodidático da professora.Convém esclarecer que as considerações sobre os textos dos alunosforam feitas a partir de algumas categorias de análise, a saber: apresentaçãode opinião/ponto de vista, apresentação de justificativa para aopinião/ponto de vista, uso de operadores argumentativos, uso de dêiticosde pessoa (pronomes indicativos de pessoalidade), referência ao leitor/interlocutor e modalização (deôntica e apreciativa).

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Como Citar
SILVA, S. R. da. (2014). ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA DA DISSERTAÇÃO: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. Caderno Seminal, 11(11). https://doi.org/10.12957/cadsem.2009.9824
Seção
Tema Livre