AUTORITARISMO E DISCURSO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2009.9823Resumo
O objetivo deste trabalho é detectar as marcas de um sistema políticoautoritário, que postula o princípio da autoridade para silenciar a liberdadeindividual, nas obras: A hora dos ruminantes (1969), de José J.Veiga, e Maio, mês de Maria (1997), de Boaventura Cardoso. A escrita deambos os textos cria símbolos que reinterpretam alegoricamente a censuraimposta no Brasil na época da ditadura e em Angola no período dofraccionismo. A primeira obra divide-se em três partes: a chegada, o diados cachorros e o dia dos bois e a segunda em trinta e quatro capítulos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.