A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO E DE DIVERSIDADE SEXUAL NA PRODUÇÃO LITERÁRIA PARA JOVENS LEITORES

Conteúdo do artigo principal

Flávio Pereira Camargo
Aurílio Soares da Silva

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo fazer uma análise sobre os processos de representação de identidades de gênero, dando ênfase especialmente à diversidade sexual, particularmente na produção literária para jovens leitores. Para tanto, delimitamos como corpus de análise os livros infanto-juvenis O gato que gostava de cenouras, de Rubem Alves, e O menino que brincava de ser, de Georgina da Costa Martins.

Detalhes do artigo

Como Citar
Camargo, F. P., & Silva, A. S. da. (2015). A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO E DE DIVERSIDADE SEXUAL NA PRODUÇÃO LITERÁRIA PARA JOVENS LEITORES. Caderno Seminal, 21(21). https://doi.org/10.12957/cadsem.2014.8939
Seção
Dossiê - Homorrepresentações ficcionais na literatura
Biografia do Autor

Flávio Pereira Camargo, Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Tocantins.

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília; Doutor e Mestre em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Goiás. Fez Residência Pós-Doutoral em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Araguaína, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa brasileira moderna e contemporânea; narrativa metaficcional; narrativa narcisista; teoria e crítica literária; literatura e identidades culturais; literatura e homoerotismo; literatura, estudos de gênero (gender) e suas interfaces com a educação.