IDENTIDADE E MEMÓRIA NA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE DE YNARI, A MENINA DAS CINCO TRANÇAS, DE ONDJAKI

Tatianna Melo de Lima

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma análise de Ynari, a menina das cinco tranças (2010), do escritor angolano Ondjaki, sob a perspectiva da construção da identidade cultural e a representação da memória coletiva. O enredo da obra apresenta a história de uma menina que nasceu com cinco lindas tranças chamada Ynari, a qual consegue pacificar as aldeias de seu país com a ajuda de seu amigo pequenino e do poder das palavras. O objetivo deste trabalho é identificar os elementos que contribuíram para a formação identitária da personagem Ynari e elencar as marcas de memória coletiva presentes na obra. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica de cunho qualitativo. Como aporte teórico, foram utilizados autores como Bauman (2005), Bhabha (2013), Hall (2020), Halbwachs (2006), Todorov (2009), Woodward (2012), Silva (2012), entre outros. A partir da análise, averiguou-se que a constituição da identidade da personagem Ynari aconteceu através da linguagem pelo viés cultural, uma vez que as relações sociais vivenciadas aconteceram por meio de atos de criação linguística. Verificou-se também que a memória coletiva está presente na narração dos ritos, cerimônias e outros costumes da cultura africana, bem como na própria temática da guerra abordada na obra.      


Palavras-chave


Literatura; Identidade; Memória; Ynari; Ondjaki.

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DOI: https://doi.org/10.12957/seminal.2022.69989

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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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