HERÓI E ANTI-HERÓI: FIGURAÇÕES DE PERSONAGENS INFANTIS NA FICÇÃO DE ÁFRICA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2022.69972Palavras-chave:
Herói, Anti-herói, Literatura infantil e juvenil africana de língua portuguesa.Resumo
Em consonância com reflexões recentes sobre a produção literária dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, o artigo, pela via dos Estudos Comparados, propõe-se a examinar: por um lado a figuração do herói, cuja viagem deriva de narrativas míticas, e, na esteira de Victor Brombert (2002), a figuração do anti-herói cuja jornada é baseada na própria condição humana, causando desconforto e reflexões densas. Com essa proposta, nossa discussão será pautada pelas obras: Kiriku e a feiticeira e o conto: “As Mãos dos pretos”. Ambas as narrativas protagonizadas por crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.