REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NA TRILOGIA ESTÓRIAS SEM LUZ ELÉTRICA, DE ONDJAKI

Conteúdo do artigo principal

Cleanne Nayara Galiza Colaço
Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Resumo

O presente artigo tem a proposta de examinar as representações da infância e as complexidades que envolvem a literatura infantil e juvenil. Esse recorte é feito a partir das obras literárias delimitadas para o estudo, a trilogia Estórias sem luz elétrica, bem como aspectos pontuais que envolvem o percurso da historiografia da literatura angolana para compreender as perspectivas da produção literária, no passado e as construções imagéticas na escrita de Ondjaki. A trilogia é composta pelas obras: A bicicleta que tinha bigodes (2012), Uma escuridão bonita (2015) e O convidador de pirilampos (2018), no qual a investigação percorre as dimensões da História e da política de Angola e o seu entrelace com a literatura angolana, sobretudo no recorte da literatura infantil e juvenil. É possível identificar elementos que caracterizam a produção literária angolana voltada para as crianças e jovens, como o de promover rompimentos dos paradigmas em relação às concepções universalizantes da literatura infantil e juvenil e o engajamento político e social. Para tanto, toma-se como fundamentação teórica as pesquisas de Hunt (2010), Macêdo (2008), Padilha (2011), dentre outros. O estudo de caráter bibliográfico privilegia as análises do corpus entre si, na busca de evidenciar a valorização da produção literária para a juventude (crianças e jovens), a composição dessa literatura com personagens infantis presentes na trilogia, as infâncias e memórias imbricadas com o contexto sócio-histórico de Angola.

Detalhes do artigo

Como Citar
Galiza Colaço, C. N., & Buenos Aires de Carvalho, D. (2022). REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NA TRILOGIA ESTÓRIAS SEM LUZ ELÉTRICA, DE ONDJAKI. Caderno Seminal, (43). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.69606
Seção
Literatura infantojuvenil nos países africanos de língua oficial portuguesa: ficção, teoria, crítica e historiografia
Biografia do Autor

Cleanne Nayara Galiza Colaço, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Letras, área de concentração Literatura, Memória e Cultura na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Integrante do grupo de pesquisa Literatura, Leitura e Ensino da Universidade Estadual do Piauí e o grupo de pesquisa Roda Griô na Universidade Federal do Piauí. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. Graduações em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Letras- Português pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Língua portuguesa, Literatura e História com atuação no ensino básico e superior.

Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Linguística e Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. Professor da Universidade Estadual do Piauí – campus Clóvis Moura. Coordenador do grupo de pesquisa LLER - Literatura, Leitura e Ensino (UESPI), integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL, do RELER – Rede de Estudos avançados em Leitura (UNESCO/PUC Rio) e do grupo de pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ).