ZAIDA SANCHES E O CONTO INFANTIL EM CABO VERDE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa uma coleção de quatro livros de literatura infantil publicados pela escritora Zaida Sanches, que desenvolvem tanto temáticas tradicionais da cultura cabo-verdiana, quanto novos temas ou suas releituras. São estabelecidas relações entre a oralidade e o conto, forma preferencial para a literatura infantil escrita, a partir da perspectiva teórica de João Lopes Filho, Marilene Pereira, Mário Lúcio Sousa e outros. Conclui-se que as estórias destinadas ao público infantil, em Cabo Verde, foram pioneiras nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, inclusive na abordagem do que hoje se define, na produção para crianças, como conteúdos fraturantes, ainda que atualmente haja escassez de produções para a infância e para jovens, no arquipélago.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.