OLHAR PARA O FUTURO PELA HISTÓRIA: SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Ferreira Kaltner
Viviane Teixeira

Resumo

O Plano de Ação da Praia (2021), que surgiu no âmbito da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizado em Luanda, Angola, apresenta entre seus tópicos o fomento às “políticas públicas para a promoção da leitura”. Nesse sentido, debatemos, no presente artigo, como documentos históricos sobre a implantação da língua portuguesa no Brasil, por exemplo, podem servir como elementos de cooperação intercultural, para a promoção de uma interpretação historiográfica comum aos países do bloco multicultural. Apresentamos, para esse fim, o campo teórico da Linguística Missionária, linha de pesquisas específica da disciplina Historiografia (da) Linguística (HL), e interdisciplinar à Ecolinguística, que interpreta documentos da intelectualidade missionária do período colonial da América portuguesa. Como exemplo da interpretação desse fundo documental, selecionamos o relato da Carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500, sobre a primeira missa na então chamada Ilha da Vera Cruz. Demonstramos como a interpretação desse corpus textual, pela HL, pode facultar o seu emprego, por exemplo, na promoção da releitura de documentos históricos comuns ao Brasil e à Europa, em uma perspectiva decolonial.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kaltner, L. F., & Teixeira, V. (2022). OLHAR PARA O FUTURO PELA HISTÓRIA: SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Caderno Seminal, (42). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.64593
Seção
Dossiê: CPLP, 25 anos: questões de língua
Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Kaltner, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado III do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, na área de Língua e Literatura Latina. Lotado no Depto. de Letras Clássicas e Vernáculas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Linha 3- História, contato e políticas linguísticas). Membro do GT Historiografia da Linguística Brasileira da Anpoll.