MENINAS GUERREIRAS: NARRATIVAS SOBRE A INFÂNCIA FEMININA EM KIUSAM DE OLIVEIRA

Conteúdo do artigo principal

Viviane de Jesus Barbosa
Marcio Jean Fialho de Sousa

Resumo

Escrito por Kiusam de Oliveira [1] e ilustrado por Josias Marinho[2], Omo Oba: histórias de princesas[3] está imbuído de reconfigurar o imaginário das princesas comumente narradas, apresentando a cosmovisão iorubá, que reforça os diferentes modos de ser em relação ao feminino. Este trabalho tem como objetivo analisar os recursos simbólico-discursivos utilizados por Kiusam de Oliveira e por Josias Marinho, na composição do livro Omo Oba: histórias de princesas, como mecanismo de empoderamento para meninas, especialmente meninas negras.  Embora o livro em questão seja composto por seis contos, neste trabalho, analisaremos apenas dois: “Oiá e búfalo interior” eOduduá e a briga pelos anéis”.  As narrativas escolhidas trazem elementos que reforçam características capazes de elevar a autoestima de meninas negras, pois amparam-se em discursos de valorização da intersecção entre raça e gênero.


[1] Professora na Universidade Federal no Espírito Santo, na disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Pedagoga habilitada em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual. Escritora. Artista multimídia. Arte-educadora. Bailarina e coreógrafa. Contadora de histórias da cosmovisão afro-brasileira.

[2] Professor efetivo de Artes Visuais no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAP/UFRR. Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG (PPGE/FaE/UFMG)

[3] O livro Omo-obá: histórias de princesas (2009), é o primeiro e mais premiado livro de Kiusam de Oliveira: recebendo o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Detalhes do artigo

Como Citar
de Jesus Barbosa, V., & Fialho de Sousa, M. J. (2022). MENINAS GUERREIRAS: NARRATIVAS SOBRE A INFÂNCIA FEMININA EM KIUSAM DE OLIVEIRA. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.60429
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Viviane de Jesus Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

Graduada em Letras - Inglês/Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017). Mestranda em Letras/Estudos Literários pela UNIMONTES. Educadora na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho. Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho.

Marcio Jean Fialho de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, membro do grupo permanente do PPGL - Estudos Literários, atual Coordenador Institucional PIBID-Capes . Em 2017, concluiu o primeiro Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-SP e, em 2019, concluiu o segundo pós-doutoramento em Estudos Literários pela UNIMONTES. Doutor e Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. Possui Especialização em Teologia, pela PUC-SP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo. Trabalhou com formação de professores na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante cinco anos. Também foi um dos responsáveis pela implantação do projeto Early Bird, ensino de Inglês nas séries iniciais, junto a mesma Secretaria de Educação. Recebeu o Título de Professor Paulista, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, em 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, Ensino e Estudos da Linguagem, atuando, principalmente, com: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Comparada, Teoria Literária; Eça de Queirós, Teolinda Gersão, Florbela Espanca.