Frida Kahlo e Virginia Woolf: Escrita e pintura como construção de uma persona

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida Oliveira

Resumo

Frida Kahlo tornou-se um ícone, um mito, uma mania, assim como a sua obra passou a ser reconhecida e celebrada mundialmente. Sua arte revela sua sensibilidade e, também, o sofrimento de seu corpo tragicamente mutilado, após o acidente que determinou sua vida inteira. O principal questionamento nesse trabalho é como podemos compreender o processo de pintura/escrita/vida de Frida Kahlo e de Virginia Woolf, como um processo de construção de uma persona, que está intrinsicamente ligada à sua pintura e à ficcionalização de seu diário, de modo a determinar uma das facetas que gostaria de mostrar ao público. Ao longo do trabalho, a intenção é aproximar Frida Kahlo da escritora Virginia Woolf, percebendo de que modo elas convergem e se distanciam. Enquanto mulheres e artistas ambas estavam revolucionando a cena artística e literária de seu país e deixaram marcas profundas que hoje impactam muitas mulheres em todo mundo. Em relação à fortuna crítica sobre Frida Kahlo, o trabalho conta com os pressupostos de Herrera (1991), Lowe (2005), Stellweg (1992), Toro (2013), Franco (2007). Sobre a construção da imagem de Virginia Woolf, o trabalho está baseado nas concepções de Jane Marcus (1987), Brenda Silver (1999) em Virginia Woolf, an Icon.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, M. A. (2022). Frida Kahlo e Virginia Woolf: Escrita e pintura como construção de uma persona. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.59647
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Maria Aparecida Oliveira, Universidade Federal de João Pessoa

Estágio pós-doutoral na Universidade de Toronto (2017) com o projeto "Virginia Woolf in Brazil: Translation, Reception and impact". Doutorado em Estudos Literários com a tese "A representação feminina na obra de Virginia Woolf: Um diálogo entre o projeto político e o estético" (2013), a qual foi publicada em português, inglês e será publicado em espanhol em 2020 pela editora Cuarto Propio. Realizou doutorado-sanduíche em University of Winnipeg. Mestre em Estudos Literários pelo programa de pós-graduação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), com a pesquisa: "A busca do tempo perdido em As horas: A modernidade revisitada pela pós-modernidade." Atualmente, é professora de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba, na área da Literatura Inglesa e Norte-Americana, atuando principalmente no seguinte tema: Virginia Woolf, narrativa de autoria feminina em literatura inglesa. Além disso, tem experiência na área de formação de professores de inglês e foi coordenadora do subprojeto da área de Inglês (UFAC) do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID).