INFÂNCIA DIASPÓRICA - CAMINHOS (RE)INVENTADOS PELA POESIA BALDIO, DE RUI KNOPFLI E PELO CONTO O BARRIGUDO, DE HÉLDER MUTEIA

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Edimilson Moreira Rodrigues
Paulo Henrique Carvalho dos Santos

Resumo

Objetivamos traçar uma viagem-experiência da infância diaspórica através do conto O Barrigudo, de Muteia, na companhia da poesia africana de expressão portuguesa, Baldio, onde o poeta Rui Knopfli, “em seu estado primeiro e embrionário de ser, infantil e poético, mágico e mítico”, nos guia sobre o eixo referencial da memória como percurso da história social e literária africana, no tempo-ritmo da infância, qual pátria imaginária. Nesta mobilidade cultural e literária, usamos alguns excertos de Virgílio de Lemos, como líquido revigorante dessa incursão mnemônica e, sempre que possível, em diálogo com outros meninos dos poetas da literatura infantil brasileira. Descobrir o sentido do conto e do poema, proporcionou-nos destruí-los em suas partes avassaladoras, neutralizando sentidos, imagens, metáforas e metonímias, em proveito da excepcionalidade criadora de Knopfli e Muteia que se traduzem nos poetas-cronista africanos, isto sem olvidar a contribuições de Virgílio de Lemos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira Rodrigues, E., & Carvalho dos Santos, P. H. (2022). INFÂNCIA DIASPÓRICA - CAMINHOS (RE)INVENTADOS PELA POESIA BALDIO, DE RUI KNOPFLI E PELO CONTO O BARRIGUDO, DE HÉLDER MUTEIA. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.59542
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Edimilson Moreira Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Estudos da Literatura pela Universidade Federal do Fluminense (UFF)

Professor do Curso Interdisciplinar do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, da UFMA Campus de São Bernardo

Paulo Henrique Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Maranhão- UFMA

Graduado em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA Campus São Bernardo.

Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Prática Docente de Línguas, Práticas de Linguagem e Memórias do Ensino de Espanhol no Maranhão (GEPFMEM), com pesquisa na Linha 3: Memórias do ensino de espanhol no Maranhão.