ALTERIDADE E IDENTIDADE EM MEU PEQUENO PAÍS, DE GAËL FAYE

Conteúdo do artigo principal

Leila Cristina de Melo Darin
Marina Ribeiro Candido

Resumo

A busca do Eu e o confronto com o Outro têm se tornado um tema cada vez mais presente nas obras literárias contemporâneas, o que justifica o interesse em refletir sobre questões relativas à alteridade e à identidade a partir da análise do livro Meu pequeno país (2018), do escritor burundiano Gaël Faye. A narrativa, com fortes indícios autobiográficos, sugere uma reescrita da história, uma tentativa de definir, partindo do que o narrador não é (o Outro), a sua própria identidade (um Eu fragmentado). Pretendemos demonstrar como se dá a retomada da infância e a rememoração desse espaço-tempo da felicidade. O apoio teórico conta com Hall (2006), Silva (2014), Brugioni (2019) e Dutra (2012).

Detalhes do artigo

Como Citar
Darin, L. C. de M., & Candido, M. R. (2022). ALTERIDADE E IDENTIDADE EM MEU PEQUENO PAÍS, DE GAËL FAYE. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.59538
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Leila Cristina de Melo Darin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leila Cristina de Melo Darin é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua na Graduação em Letras - Tradução e na Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos da Tradução e da Interpretação (CNPq). Suas áreas de interesse são a Literatura Comparada, a Tradução Literária e Tradução, Língua e Cultura.

Marina Ribeiro Candido, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras (2010) e Especialização em Literatura (2014). Mestranda com bolsa CAPES do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, orientanda da professora Dra. Leila Darin, desenvolvendo pesquisa sobre narrativas de infância na literatura africana. Editora de livros didáticos e literatura há dez anos. Atualmente é editora autônoma desenvolvendo projetos para diversas casas publicadoras.