INFÂNCIA, VANGUARDA E LITERATURA AFRO-ANTILHANA EM LUIS PALÉS MATOS

Conteúdo do artigo principal

Alejandra Judith Josiowicz

Resumo

O artigo propõe uma análise da cena da infância em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a cultura afro-antilhana. Examino a infância na cultura afro-antilhana em dois níveis diferentes: no nível da forma estética – na experimentação com a oralidade infantil -, e no nível das representações sociais, culturais e étnico-raciais, da herança africana nas Antilhas. Esses dois níveis da cena infância apontam para o projeto de transformar a relação entre o discurso estético e a coletividade por meio da criação, no marco do Porto Rico moderno, de uma nova compreensão da cultura, que aponte ao questionamento da versão hegemônica da identidade nacional como puramente hispânica e branca, e assinale a relevância da cultura afro-antilhana para pensar a língua, a música, a religião, o mito e a subjetividade em Palés Matos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Josiowicz, A. J. (2022). INFÂNCIA, VANGUARDA E LITERATURA AFRO-ANTILHANA EM LUIS PALÉS MATOS. Caderno Seminal, (41). https://doi.org/10.12957/seminal.2022.59495
Seção
Dossiê: Imagens de infâncias em literaturas africanas e/ou das diásporas africanas
Biografia do Autor

Alejandra Judith Josiowicz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Alejandra Judith Josiowicz é Licenciada em Letras pela Universidade de Buenos Aires - UBA, Master of Arts e PhD in Spanish and Portuguese Languages and Cultures pela Princeton University (PU). Fez pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV-CPDOC) com bolsa PNPD-Capes. Foi Assistant Professor no Department of Foreign Languages da Rutgers University (RU). Foi Pesquisadora de Carreira do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) da Argentina, atuando no Programa de Pós-graduação da Universidade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires. É Professora Adjunta no Departamentos de Letras Neolatinas (LNEO) do Instituto de Letras (ILE) da Universidade Estadual de Rio de Janeiro (UERJ). Publicou La cruzada de los niños. Intelectuales, infancia y modernidad literária en América Latina, na Editorial Universidad Nacional de Quilmes, assim como artigos em múltiplas revistas acadêmicas nacionais e internacionais, como Journal of Lusophone Studies, Revista Ibero-Americana e Hispamérica. Participa de grupos de pesquisa sobre infância e literatura infantil, incluindo a Rede de Estudos de História das Infâncias (REHIAL), e do Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ – NELIJ-UERJ.