QUAL O LUGAR DE CECÍLIA MEIRELES NA POESIA BRASILEIRA?

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Henrique Rückert

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar qual o lugar de Cecília Meireles na história da poesia brasileira. Nesse intuito, algumas das principais historiografias literárias do país são abordadas a fim de analisar que imagem de nação elas constroem. Alguns poemas paradigmáticos para essas historiografias são comparados com poemas de Cecília Meireles com o objetivo de compreender quais aspectos de sua lírica divergem da imagem hegemônica veiculada pelas historiografias. Os resultados apontam para a importância do mar como elemento poético de sua obra, configurando uma poesia do deslocamento e da viagem. Desse modo, conclui-se que o lugar de Cecília não é necessariamente o lugar de uma poesia nacional, mas o lugar de uma poesia transnacional, marcada pelo fluxo e pelo contato com diferentes tradições literárias.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rückert, G. H. (2021). QUAL O LUGAR DE CECÍLIA MEIRELES NA POESIA BRASILEIRA?. Caderno Seminal, (38). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58975
Seção
Escrita de Mulheres: poesia
Biografia do Autor

Gustavo Henrique Rückert, UFVJM

É Professor Adjunto de Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Doutor em Literaturas Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vice-presidente eleito (2020-2022) da Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (AFROLIC). Coordenador do projeto de pesquisa “Pós-colonialismos em Língua Portuguesa: Linguagem, Identidade e Política”.