O HARDBOILED FEMINISTA DE PATRÍCIA MELO

Conteúdo do artigo principal

Raquel Souza de Morais

Resumo

Os estudos sobre escrita literária e representação feminina têm se desenvolvido bastante nas últimas décadas, através, sobretudo, da crítica feminista. Diante dessa produção ampla e diversificada, o presente trabalho busca abordar a intersecção entre literatura de autoria feminina e ficção detetivesca através da análise do romance Fogo-Fátuo (2014), de Patrícia Melo. A referida autora se destaca como uma das mais conhecidas e consolidadas escritoras desse tipo de literatura no Brasil e desde o início de sua carreira em 1994, tornou-se conhecida pela escrita permeada de violência e de linguagem rápida e crua. Ao criar uma detetive mulher no romance em análise, Melo realiza uma abordagem que subverte a tradicional vertente do hardboiled da ficção detetivesca, trazendo uma perspectiva feminista. Dessa forma, o artigo propõe uma análise da construção da personagem principal e das questões de violência de gênero que podem ser percebidas ao longo da narrativa. Para tal, temos um aporte crítico-teórico em Dalcastagnè (2008), Scaggs (2005), Mandel (1988) e Bourdieu (2014).

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza de Morais, R. (2021). O HARDBOILED FEMINISTA DE PATRÍCIA MELO. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58871
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Raquel Souza de Morais, UFF

Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Também possui especialização em Ensino de leitura e produção textual pela Universidade Federal Fluminense (2013) e graduação em Letras: Português/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).Tem interesse na área de Estudos literários, com enfoque em ficção criminal/ detetivesca. Atua desde 2010 na educação básica, como professora de Língua Portuguesa e suas literaturas nos ensinos fundamental e médio.