DO AMOR E DO DESEJO: SOBRE DOIS POEMAS DE LIA VIEIRA

Conteúdo do artigo principal

Henrique Marques Samyn

Resumo

O artigo propõe interpretações para dois poemas de Lia Vieira, uma das mais importantes escritoras negras brasileiras, com largo histórico de contribuição para os Cadernos Negros – publicação coletiva de autores negros brasileiros regularmente editada há mais de quarenta anos – e obras selecionadas para antologias publicadas no Brasil e no exterior. As análises propostas, acerca dos poemas “Meu Zumbi” (originalmente publicado em Cadernos Negros 15, de 1992) e “Ânsia” (originalmente publicado em Cadernos Negros 19, de 1996), tencionam enfatizar o tratamento de dois temas centrais da produção literária de Lia Vieira – o amor e o desejo como expressões de um corpo racializado –, concedendo relevo apara aspectos formais e retóricos das composições.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marques Samyn, H. (2021). DO AMOR E DO DESEJO: SOBRE DOIS POEMAS DE LIA VIEIRA. Caderno Seminal, (38). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58795
Seção
Escrita de Mulheres: poesia
Biografia do Autor

Henrique Marques Samyn, UERJ

Professor Associado do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o projeto de extensão LetrasPretas, voltado ao estudo e divulgação da produção literária, cultural e intelectual de autoria negra e feminina, desenvolvido com estudantes negras e cotistas da Uerj. Membro da equipe do Gabinete em Estudos de Gênero da Universidade de Lisboa.