MATERNIDADE EM THE GUARDIANS, DE ANA CASTILLO

Conteúdo do artigo principal

Juliana Machado Meanda

Resumo

O artigo analisa a questão da maternidade em The Guardians (2007), romance da escritora Ana Castillo. A narrativa se dá no contexto da fronteira entre México e Estados Unidos, e seu enredo é desenvolvido por meio de quatro narradores, que manifestam diferentes facetas da experiência chicana. Regina é a narradora através da qual é desenvolvido um dos tópicos mais significativos na obra – a questão do vínculo materno, que trata não somente da sua relação maternal com seu sobrinho, mas também da personagem como filha, sendo marcante a presença de sua falecida mãe. É notável a analogia entre Regina e a Virgem de Guadalupe, ícone da comunidade chicana, que representa a mãe virgem. São analisados conceitos como maternidade versus maternagem, matrofobia e “(m)othering the borderlands”, permitindo uma visão mais ampla da relação materna no referido cenário, levando em consideração aspectos de raça/etnia, classe e gênero.

Detalhes do artigo

Como Citar
Meanda, J. M. (2022). MATERNIDADE EM THE GUARDIANS, DE ANA CASTILLO. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58718
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Juliana Machado Meanda, UFF

Doutoranda em Estudos de Literatura (Literatura Comparada) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense - UFF (Niterói/RJ). Mestra em Estudos de Literatura (Literaturas de Língua Inglesa) também pela UFF. Pós-Graduação (Especialização Lato Sensu) em Língua Inglesa pela PUC-Rio e Graduação em Letras Português/Inglês.