ECOS DA BREVIDADE - A FORMA DO CONTO E O QUE MUITO NOS DIZ: SILENCIAMENTO E VIOLÊNCIA NA NARRATIVA “IRMAN” (2009), DE SAMANTA SCHWEBLIN

Conteúdo do artigo principal

Carolina Rodrigues Guimarães
Brenno Fernandes Soares

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar a forma do conto breve na narrativa “Irman”, publicado na coletânea Pájaros en la boca (2009), de Samanta Schweblin, ao passo que propomos uma leitura crítica acerca dos aspectos sociais latentes na obra, como a banalização e silenciamento ante a morte do corpo feminino. Parte-se da hipótese de que as narrativas breves, apesar da curta extensão, apresentam muitas informações subjetivamente, possibilitando uma leitura plural do conto. A fim de analisar a forma do conto, apoia-se em teóricos e contistas que versam acerca da estrutura e elementos próprios da narrativa breve, tais como Edgar Alan Poe, Ricardo Piglia, Horacio Quiroga, Luzia de Maria. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de que o conto moderno tem ganhado cada vez mais espaço na literatura e ao levantar temas sociais faz-se pertinente difundir tal gênero e a escrita feminina latino-americana, de modo que se faça conhecer cada vez mais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Guimarães, C. R., & Soares, B. F. (2022). ECOS DA BREVIDADE - A FORMA DO CONTO E O QUE MUITO NOS DIZ: SILENCIAMENTO E VIOLÊNCIA NA NARRATIVA “IRMAN” (2009), DE SAMANTA SCHWEBLIN. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58356
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Carolina Rodrigues Guimarães, UFG/Regional Catalão

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2019). Atualmente é professora de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente no seguinte tema: estudos pós coloniais. representação. literatura.

Brenno Fernandes Soares, UFSCar

Graduado em Letras com habilitação em Português, pela Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi bolsista PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, dos anos 2014 a 2016, pelo sub projeto Língua Portuguesa. Mestre em Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, com pesquisa voltada para a relação entre história e ficção na narrativa brasileira contemporânea, sob orientação do Prof. Dr. João Batista Cardoso. Doutorando em Estudos de Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLIT), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).