CAMINHOS DE TRANSGRESSÃO: A HEROÍNA QUE OUSA E DESAFIA NA OBRA-PRIMA DE KATE CHOPIN

Conteúdo do artigo principal

Deisi Luzia Zanatta
Rosemary Elza Finatti

Resumo

Kate Chopin se tornou uma importante escritora da literatura realista dos Estados Unidos, no século XIX, por abordar a temática de conscientização feminina em sua obra. O universo feminino de suas narrativas constitui-se de personagens que buscam liberdade e autoafirmação em meio à hostilidade da dominação masculina na cultura fin de siècle. O despertar (1899), a obra-prima da autora, escandalizou a sociedade sulista estadunidense e foi considerado por grande parte da crítica como um romance vulgar e imoral, por tratar de questões como a independência afetiva, financeira e sexual da protagonista Edna Pontellier, que percorre um caminho transgressor em busca da emancipação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar a trajetória de emancipação feminina da heroína, que rompe com o estereótipo de mulher ideal construído pela ideologia patriarcal, por meio de atitudes consideradas subversivas para a época. Para tanto, a análise será embasada pelos pressupostos teóricos de Virginia Wolf (1942) acerca da imagem do anjo do Lar, de Wendy Martin (1988) em relação às personagens femininas da obra, de Antônio Candido (1976), Edward Morgan Forster (2005) e Ruth Miguel (2016) sobre a personagem de ficção e de Gérard Genette (1972) a respeito do foco narrativo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Zanatta, D. L., & Finatti, R. E. (2022). CAMINHOS DE TRANSGRESSÃO: A HEROÍNA QUE OUSA E DESAFIA NA OBRA-PRIMA DE KATE CHOPIN. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58329
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em 2019. Atualmente é professora tutora on-line do Núcleo de Educação à Distância da Católica de Santa Catarina – Centro Universitário, de Jaraguá do Sul – SC. Possui experiência na área de Letras, com ênfase na Comunicação e expressão, Leitura e interpretação de textos, Teoria literária, Literatura norte-americana, Literatura infantil e juvenil e na área da Educação, atuando no curso de Pedagogia EaD nas disciplinas de Leitura e interpretação de textos, Linguagem e pesquisa, Metodologia Científica, Alfabetização e letramento, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Política Educacional da Educação Básica, Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura infantojuvenil. Membro da The Kate Chopin International Society (KCIS), desde 2012. Tem experiência como docente no Ensino Superior nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos narrativos, Estudos da personagem de ficção, Leitura, Literatura e Formação de Leitores, Ensino de Literatura, Estudos narrativos, Estudos da personagem de ficção, Formação de Professores, Literatura infantil e Juvenil Contemporânea e Literatura de autoria feminina.

Rosemary Elza Finatti, UNESP

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP), mestra em Estudos Literários, Bacharel e Licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela mesma instituição. Atualmente, é professora de Língua Inglesa na Secretaria Estadual de Educação e atua como parecerista ad hoc no processo de avaliação de artigos da revista eletrônica Interfaces, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Inglesa. Desenvolve pesquisas sobre a vida e obra de Kate Chopin, Estudos Literários e Feminismo.