A ESCRITA DA AUSÊNCIA EM A CHAVE DE CASA: PERFORMATIVIDADE DA VOZ NARRATIVA

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Paulo Alberto da Silva Sales

Resumo

Desenvolve-se uma leitura do romance A chave de casa (2007), de Tatiana Salem Levy, no intuito de evidenciar como a voz autodiegética – ao adotar tanto a focalização interna fixa quanto a variável e a múltipla – articula ausências de escrita, seja no nível estrutural (por meio da fragmentação, digressão, metaficção) e/ou no entrelaçamento dos eixos narrativos que compõem o enredo. Por se tratar de uma autoficção, a diegese de Levy difere-se de uma autobiografia e de um romance autobiográfico por apresentar uma escrita performática e ambígua que coloca em xeque os limites de representação do eu ao forjar elementos autobiográficos. Além disso, a narradora-protagonista se apresenta de forma desterritorializada, multi-identitária e fortemente vinculada aos aspectos “estritamente reais” de Tatiana Salem Levy. Tais biografemas são arquitetados por uma linguagem especular que pulsa no desejo de revelar a verdade textual. Para tanto, nos valemos dos estudos de Barthes (1999; 2004; 2010), Blanchot (1987; 1997; 2013), Deleuze (2010a; 2010b; 2011), Doubrovsky (1977), Faedrich (2014; 2016), Figueiredo (2013), Foucault (2006; 2010), Gasparini (2008; 2016), Hall (2006), Hutcheon (1984), Klinger (2008; 2012), Lejeune (2014), dentre outros. Dando cabo à leitura, constatamos que as diferentes formas fragmentárias presentes nos eixos do romance convergem entre si no propósito de construir, como quer a instância narrativa, a (ir)realidade fictícia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sales, P. A. da S. (2021). A ESCRITA DA AUSÊNCIA EM A CHAVE DE CASA: PERFORMATIVIDADE DA VOZ NARRATIVA. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58243
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Paulo Alberto da Silva Sales, Instituto Federal Goiano Campus Avançado Hidrolândia Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina

Professor de Linguagens no Instituto Federal Goiano Campus Hidrolândia, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina. Doutorou-se em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2010-2014). Realizou primeiro estágio pós-doutoral também na Universidade Federal de Goiás (2017-2018), sob supervisão da Profa. Dra. Zênia de Faria. Em 2021, desenvolve estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense, sob supervisão da Profa. Dra. Ida Alves e co-supervisão da Profa. Celia Pedrosa. Investiga aspectos da recente poesia brasileira e portuguesa, detendo-se em poéticas situadas entre os anos 1980 ao 2020, bem como se ocupa das teorias e críticas na narrativa brasileira e portuguesa contemporânea relacionados aos seguintes temas: romance contemporâneo, autoficção e suas variantes, poéticas do eu, escritas de si, estratégias da narrativa ficcional (paródia, pastiche, ironia, nouveau roman, metaficção, metaficção historiográfica, nouvelle histoire, romance histórico, novo romance histórico), literatura e história, hibridismo de gêneros, inespecificidade e novos experimentos narrativos do século XXI. Apresenta, ainda, interesse na área de ensino de literatura e, especificamente, em letramento literário, área na qual há orientações de trabalhos de pós-graduação e publicações sobre o ensino de literatura na educação básica