A TRAJETÓRIA DE GEORGE SAND E AS MOVIMENTAÇÕES PARA A CONQUISTA DE UMA POSIÇÃO DE LEGITIMIDADE NO CAMPO LITERÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Daiane Basílio de Oliveira

Resumo

Um dos grandes empecilhos erigidos contra a produção literária das mulheres, entre elas a francesa George Sand, se assenta nas disputas do campo literário, no qual as relações de força entre as instâncias que o compõe intervêm na produção e circulação das obras literárias. Sustentado na noção de que a produção literária de um escritor é formulada em um processo interativo, a proposta de estudo da trajetória literária de George Sand parte do imperativo de interpretar sua matriz biográfica, erudita e profissional, as estratégias utilizadas e a maneira como a escritora oitocentista alcançou status de legitimidade no campo literário francês. Sua trajetória revela uma série de posições no campo literário que estão vinculados à projeção de diferentes ou repetidos ethe formulados em seu projeto de criação literária, os quais revelam as movimentações da escritora em busca de uma posição de legitimidade. Assim, em conformidade com a teoria do campo literário de Bourdieu (1996), busca-se compreender os aspectos que guiaram no sentindo de marcar época e se estabelecer na vanguarda do campo literário francês: os valores incorporados e investidos, os capitais, as suas sucessivas movimentações de posição e escolhas enunciativas, bem como mapear suas relações com os agentes do campo literário.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, D. B. (2022). A TRAJETÓRIA DE GEORGE SAND E AS MOVIMENTAÇÕES PARA A CONQUISTA DE UMA POSIÇÃO DE LEGITIMIDADE NO CAMPO LITERÁRIO. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58232
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Daiane Basílio de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Literatura Francesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em Letras pelo Programa de Pós­-graduação em Letras - Estudos Literários da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e licenciada em Letras habilitação português/francês na mesma instituição de ensino. Desenvolve pesquisas em Estudos Literários com ênfase nas áreas de Análise do Discurso, Campo Literário e Crítica Feminista. É membro integrante do grupo de estudos Arte Realidade Sociedade (FNB) do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ e possui experiência em revisão de textos, ensino de língua portuguesa, língua francesa, redação e literatura.