OBEDIÊNCIA DISSIMULADA: uma discussão sobre a Alice alternativa de Juliana Horatia Ewing

Conteúdo do artigo principal

Guilherme Magri da Rocha
Cleide Antonia Rapucci

Resumo

Os romances Alice’s Adventures in Wonderland (1865) e Through the Looking-Glass and What Alice Found There (1871), ambos de autoria de Lewis Carroll (1831-1898), tiveram êxito estrondoso desde o momento de seu lançamento. Conforme relata Carolyn Sigler (2015), os livros já figuravam entre os favoritos das crianças vitorianas no final do século XIX e, hoje, configuram-se como as obras mais citadas depois da Bíblia e das peças de Shakespeare. Seu sucesso inicial foi imediatamente sucedido por uma diversidade de hipertextos que responderam e celebraram os livros de Carroll. Dentre eles, destaca-se o conto “Amelia and the Dwarfs”, de autoria de Juliana Horatia Ewing (1841-1885) e publicado em 1870, na Aunt Judy’s Magazine, revista dedicada ao público infantil. Este artigo busca fornecer uma possibilidade de leitura dessa obra, sobretudo a partir de seu discurso de duas vozes (GILBERT; GUBAR, 2020): se, superficialmente, a narradora apresenta uma história consonante à moralidade que marcava as histórias infantis da época; numa camada mais profunda, manifesta-se uma protagonista que vence as desventuras através de sua sagacidade e capacidade de dissimulação. Justifica-se esta contribuição a partir dos pressupostos da crítica feminista, que busca redescobrir escritoras não-canônicas e propor novas leituras de textos considerados menores ou de pouca importância na história da literatura (PAUL, 1997).

Detalhes do artigo

Como Citar
Magri da Rocha, G., & Rapucci, C. A. (2022). OBEDIÊNCIA DISSIMULADA: uma discussão sobre a Alice alternativa de Juliana Horatia Ewing. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58087
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Guilherme Magri da Rocha, UNESP/Assis

Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Atualmente, é doutorando em Letras pela mesma instituição, junto à linha de Literatura Comparada e Estudos Culturais e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP, desenvolvendo pesquisa principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura de autoria feminina, literatura infantil e crítica cognitiva, gênero como categoria de análise, vanguardas e modernismo e literaturas de língua inglesa de modo geral. Como pesquisador visitante, conduziu pesquisa na Texas A&M University (Estados Unidos). É membro dos grupos de pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas e Leitura e Literatura na Escola e da International Research Society of Children?s Literature (IRSCL), tendo participado do programa de mentoria promovido pela associação, junto à Middlesex University (Inglaterra). Suas pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Bolsas de Estágio de Pesquisa no Exterior foram financiadas pela FAPESP. Tem experiência como professor do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior, tendo lecionado no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? e na Universidade Estadual do Norte do Paraná, atuando nas frentes de ensino de língua, literatura e cultura inglesa, metodologias de pesquisa e formação do profissional de Letras. Também é revisor gramatical (português e inglês) e trabalha com tradução/versão (inglês-português-inglês) para clientes particulares. Contato: guilherme.magri@unesp.br. (Fonte: Currículo Lattes)

Cleide Antonia Rapucci, UNESP/Assis

Possui graduação em Letras Português /Inglês pela Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP (1983), Mestrado em Inglês ( Master of Arts) pela Duquesne University, Pittsburgh, E.U.A. (1986) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Assis (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor (nível 2) do Departamento de Letras Modernas da FCL- UNESP- Assis, onde leciona desde 1990. Na Graduação em Letras, é responsável pela disciplina de Literaturas de Língua Inglesa. Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Instituição, orienta Mestrado e Doutorado na área de literatura de autoria feminina e crítica feminista. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Angela Carter, literatura inglesa, tradução literária, feminismo e personagem feminina. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da FCL-UNESP-Assis, de maio de 2007 a maio de 2013 e chefe do Departamento de Letras Modernas de 2016 a 2019. É autora do livro "Mulher e Deusa: a construção do feminino em Fireworks de Angela Carter", publicado pela EDUEM, Maringá, em 2011. É tradutora juramentada no idioma inglês. É membro do GT da ANPOLL, "Vertentes do insólito ficcional". Atualmente é vice-chefe do Departamento de Letras Modernas e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras (Fonte: Currículo Lattes)