A EXALTAÇÃO FEMININA NA OBRA DE ALBERTINA BERTHA

Conteúdo do artigo principal

Bruno Lima

Resumo

O presente artigo resgata Exaltação, romance de estreia de Albertina Bertha, publicado em 1916 com boa recepção da crítica e que, posteriormente, caiu no ostracismo. Ao analisar o romance, pretendemos lançar luz sobre a obra de modo a repercutir positivamente a literatura de autoria feminina, normalmente à margem do cânone, e levantar algumas questões pertinentes não apenas ao romance, mas à sociedade patriarcal na virada do século XIX para o XX. A protagonista Ladice é exemplar da luta feminista pela igualdade de gênero e icônica da introspecção feminina. Para um maior aprofundamento analítico, trabalhamos com o pensamento de Nietzsche, filósofo muito apreciado pela autora e bastante citado no romance. Os conceitos de apolíneo e dionisíaco servem como alicerce para o entendimento da personagem, cuja introspecção é flagrante. Também utilizamos textos críticos sobre o feminino de modo a dar mais subsídios para a compreensão do tema central no romance de Albertina Bertha.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, B. (2021). A EXALTAÇÃO FEMININA NA OBRA DE ALBERTINA BERTHA. Caderno Seminal, (39). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.58051
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em língua portuguesa e comparatismos
Biografia do Autor

Bruno Lima, Doutor em Literatura Comparada pela UERJ.

Graduado em Letras (português/literaturas) pela UFF, possui especialização e mestrado em Literatura Brasileira pela UERJ e doutorado em Literatura Comparada também pela UERJ.