O MEDO EM HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO

Conteúdo do artigo principal

Felipe Ribeiro Campos

Resumo

Histórias assustadoras para contar no escuro é o primeiro livro de uma trilogia de sucesso que busca compilar diversos contos de medo existentes no folclore norte-americano. Para causar o efeito esperado no leitor, os contos usam elementos conhecidos do gênero: espíritos vingativos, cenários amaldiçoados, figuras com poderes sobrenaturais, situações corriqueiras que se transformam em verdadeiros pesadelos, atos e consequências piores que a morte. O livro transita entre diversas formas de utilizar o horror na narrativa, por vezes criando atmosfera de tensão e insegurança para o momento final, mas também utilizando o artifício do susto com informações – ou atitudes do narrador – inesperadas. Como embasamento teórico para a pesquisa, nomes como Rosalba Campra, David Roas e Julio França, autores que pensam a literatura fantástica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Campos, F. R. (2020). O MEDO EM HISTÓRIAS ASSUSTADORAS PARA CONTAR NO ESCURO. Caderno Seminal, 34(34). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48163
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teoria, metodologia, crítica e historiografia literárias
Biografia do Autor

Felipe Ribeiro Campos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

 Felipe Campos é professor, ilustrador, quadrinista e escritor de livros para crianças e jovens. É graduado em Gravura, especialista em Literatura Infantil e Juvenil - ambos cursos ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ). Já fez exposições de suas aquarelas em bibliotecas e livrarias, participou de diversos eventos como FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Comic Con Experience, Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Gibizeira no LER Salão Carioca do Livro e Beco do Bocão na Feira da Providência e é membro da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Suas cores e traço são inspirados em animações clássicas, trabalhos da colorista Mary Blair, ilustrações dos diretores Tim Burton e Guillermo del Toro, pinturas do Romantismo e do Surrealismo  e nos estilos dos ilustradores Quentin Blake e Stephen Michael King. Normalmente gosta de assustar crianças com seus livros de medo para os públicos infantil e juvenil, escreve sobre monstros, fantasmas e situações aterrorizantes.