SOB OS OLHOS DE KUNUMIM: A LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA NO CÍRCULO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL

Conteúdo do artigo principal

Resumo

No presente artigo, analisamos como a literatura indígena brasileira tem sido continuamente associada à literatura infantojuvenil. A partir do estudo de diversas obras ameríndias, são levantadas múltiplas questões pertinentes ao tema, inclusive no que tange à própria noção de gênero literário, comumente aplicado nos estudos teóricos da área sem grandes reflexões sobre a sua aceitação pelas culturas não ocidentais. Outras características marcadamente presentes nessas publicações são discutidas, tais como as ilustrações e uma temática notável por sua recorrência nessas obras, aqui denominada “metamorfoses ameríndias”. Trata-se de personagens transmorfos, isto é, sujeitos que se metamorfoseiam em animais ou vice-versa. Propomos, por fim, a leitura contextualmente guiada como um caminho mais seguro para a adoção das mesmas em sala de aula.

Detalhes do artigo

Como Citar
Jacob, L. P. (2020). SOB OS OLHOS DE KUNUMIM: A LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA NO CÍRCULO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL. Caderno Seminal, 34(34). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.48161
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teoria, metodologia, crítica e historiografia literárias
Biografia do Autor

Lívia Penedo Jacob, UERJ

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ (2016-2020) com financiamento da CAPES para extensão Sanduíche junto a UOW (Canadá). Mestre em Linguística pela PUC Rio com apoio financeiro do CNPQ (2008-2010)l. Graduou-se e licenciou-se em Letras Português-Literaturas pela UERJ (2003-2007).