RECURSOS METAFICCIONAIS PARA (RE)LER A HISTÓRIA EM OS ANJOS CONTAM HISTÓRIAS, DE LUIZ ANTONIO AGUIAR

Conteúdo do artigo principal

Silvani Lopes Lima
Fabiane Verardi Burlamaque

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da obra Os anjos contam histórias, de Luiz Antonio Aguiar, buscando demonstrar como sua construção ficcional promove uma (re)leitura, através de estratégias próprias da metaficção historiográfica, do episódio histórico da Inconfidência Mineira, ocorrido durante o ciclo do ouro, em Minas Gerais. O texto utiliza, como mote mais específico, o mistério em torno do roubo da cabeça de Tiradentes, líder da revolta. A narrativa é protagonizada pelo casal Manoel Francisco Lisboa, filho de Aleijadinho, e Joanna Lopes, os quais, com a idade de apenas quinze anos, se envolvem com os conjuradores e passam a viver arriscadas peripécias. As diversas experiências por que passam os protagonistas não só os torna mais unidos como também faz com que amadureçam na adversidade. O autor, ao destacar que a narrativa é baseada em fatos históricos, mas que estes foram livremente usados e combinados ao sabor da invenção, lembra-nos que todo e qualquer relato a que temos acesso, seja ele ficcional ou historiográfico, é discursivo, constituído de fatos textualizados e não de acontecimentos em si, sendo portanto sempre parcial e limitado por que contado de um determinado ponto de vista. Assim, buscamos demonstrar como se mesclam e se dissipam aspectos da ficção e da história nesta trama contada por anjos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, S. L., & Verardi Burlamaque, F. (2020). RECURSOS METAFICCIONAIS PARA (RE)LER A HISTÓRIA EM OS ANJOS CONTAM HISTÓRIAS, DE LUIZ ANTONIO AGUIAR. Caderno Seminal, 34(34). https://doi.org/10.12957/cadsem.2020.46759
Seção
Dossiê: Literaturas para crianças e jovens: teoria, metodologia, crítica e historiografia literárias
Biografia do Autor

Silvani Lopes Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, CAMPUS IBIRUBÁ

Silvani Lopes Lima é Professora EBTT no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá. Cursa Doutorado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2016-atual) e Mestre em Letras pela UFSM (2006).

Fabiane Verardi Burlamaque, Universidade de Passo Fundo

Fabiane Verardi é Doutora em Letras (Teoria Literária) pela PUCRS (2004), Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra (2019) e Mestre em Letras (Teoria Literária) pela PUCRS (1999). Atualmente é Professora Titular II da Universidade de Passo Fundo.