DESMUNDO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXÍLIO E (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias
Cíntia Roberto Marson

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de analisar de que forma se estabelece o exílio, a exiliência e a (re)construção identitária em Desmundo (1996), obra de Ana Miranda. O romance propõe uma nova visão sobre a história do início da colonização no Brasil. A protagonista da narrativa, Oribela, uma órfã portuguesa, é enviada à colônia, junto a mais seis meninas, incumbidas de se casarem com os colonos desbravadores do novo mundo. A jovem é uma imigrante insatisfeita com o seu deslocamento da Europa para a América Latina e com o destino predeterminado para sua vida, em um espaço desconhecido, que se configura como um desmundo. Oribela é uma das personagens da obra que vivencia o exílio, experiência que lhe oprime, mas que ao mesmo tempo lhe impulsiona a lutar por seus ideais.  Por meio das situações vividas e das relações interpessoais que a personagem desenvolve ao longo da narrativa, Oribela tem a chance de (re)construir a sua identidade, que se encontra fragmentada devido ao desenraizamento espacial e cultural. Assim, as experiências se tornam significativas para que a órfã encontre, novamente, a si mesma. Perante o exposto, este trabalho tem como principal suporte teórico, crítico e analítico os estudos de Edward Said (2001), Alexis Nouss (2016), Zygmunt Bauman (2005) e Stuart Hall (2006).

Detalhes do artigo

Como Citar
Elias, I. M. S. P., & Marson, C. R. (2019). DESMUNDO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXÍLIO E (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA. Caderno Seminal, 32(32). https://doi.org/10.12957/cadsem.2019.38512
Seção
Dossiê: Deslocamentos espaciais ou culturais e sua representação ficcional
Biografia do Autor

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, Doutoranda em Letras (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias é Doutoranda em Letras, com ênfase em Estudos Literários (UEM) e Mestre em Letras (UEM). É docente da Educação Básica (SEED/PR). Sua produção mais relevante é intitulada “A narrativa de Odette de Barros Mott e a formação do subsistema juvenil na literatura brasileira”. É vinculada ao grupo de pesquisa CRELIT (Crítica e Recepção Literária). E-mail para contato: iedapinhaz@gmail.com.

Cíntia Roberto Marson, Mestranda em Letras (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Cíntia Roberto Marson é Mestranda em Letras, com ênfase em Estudos Literários (UEM). Graduação em Letras – Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (UENP/CCP). E-mail para contato: cintia.marson@hotmail.com.