DA LEITURA NA ESCOLA PARA A LEITURA DO MUNDO: ROTEIROS DE LEITURA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.30970Palavras-chave:
Literatura, Leitor, Ensino Médio, Roteiros de leitura.Resumo
O reconhecimento da função formadora da literatura respalda sua defesa enquanto direito humano (CANDIDO, 2011). Tendo em vista as restrições a esse direito dentre grande parcela da população, a escola torna-se, por excelência, centro de difusão cultural, que deve fomentar o desenvolvimento de leitores críticos e competentes, capazes de estenderem seu protagonismo na interpretação de textos à participação social. Esse propósito motiva a realização do presente trabalho, que visa a discutir reflexos da abordagem escolar do texto literário na (de)formação de leitores no Ensino Médio e a indicar, como possibilidade pedagógica, os roteiros de leitura, propostos por Juracy Assmann Saraiva et al (2001, 2006, 2011, 2015). Parte-se do pressuposto, expresso por pensadores como Ligia Cademartori (2012), Marisa Lajolo (2001, 2002), Teresa Colomer (2007) e Vincent Jouve (2012), de que é necessário oferecer aos alunos uma variedade de textos com potencial simbólico, cuja leitura esteja inscrita em um processo de análise e de reflexão textual, capaz de deflagrar o exercício interpretativo em que dialogam horizontes de expectativa do leitor e da obra (JAUSS, 1978). Nessa perspectiva, os roteiros de leitura orientam a trajetória do aluno em sua interação textual, conforme exemplificado por resultados da aplicação do roteiro sobre Harry Potter e a pedra filosofal em duas turmas de Ensino Médio. A experiência possibilitou a alunos posicionar-se a respeito da qualidade da narrativa e comparar seus elementos com outras obras lidas. Além disso, os estudantes problematizaram o conceito escolar de literatura e assumiram sua voz no debate cultural provocado pela leitura.Downloads
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