A REPRESENTAÇÃO DO PODER FEMININO NO ROMANCE RAINHA GINGA, DE AGUALUSA
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2017.28516Palavras-chave:
Literatura Angolana, Rainha Ginga, AgualusaResumo
Este trabalho tem por objetivo abordar o tema literatura angola, gênero e relaçoes de poder. Em relação à construção desse trabalho, selecionou o romance A Rainha Ginga, José Eduardo Agualusa, publicado em 2015. O recorte trilhado dessa narrativa visa demonstrar como se deu a ascensão de Ginga Mbandi aos trono do Ndongo e Matamba. A pesquisa realizada tomou informações das fontes históricas e literárias, a partir das contribuiçoes dos teóricos Fonseca (2010), Souindoula (2014), Kwononoka (2014), Caley (2014), Pantoja (2014), Pinto (2015), Leite (2012), Mata (2003) entre outros. Com base nos teóricos mencionadas notou-se como os discursos históricos e literários representam essa Ginga Mbandi, mulher que se tornou simbolo da resistência angolana frente aos portugues.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.