O MONSTRO DORME NAS CAVERNAS: UMA (RE)LEITURA CONTEMPORÂNEA DO LOBISOMEM

Conteúdo do artigo principal

Karla Menezes Lopes NIELS

Resumo

A figura do monstro, segundo Julio Jeha (2007), é a corporificação de todos nossos medos e males e, conforme já afirmara Montaigne (1991), o medo do desconhecido é o maior deles. Um sentimento que se não nos imobiliza, nos permite voar nas asas da imaginação. Assim, o monstro na narrativa ficcional corporifica o medo de um mal que não se pode compreender porque é um mistério indecifrável, impenetrável. Daí o surgimento na narrativa gótica e sua apropriação pelos textos fantásticos subsequentes da figura do vampiro, da lenda mitológica do lobisomem, dos monstros indescritíveis como o Cthulhu, de Lovecraft, da figura do duplo. Seja físico, metafísico ou moral, o monstro e o medo que sua deflagração na narrativa provoca podem ser considerados, como postula David Roas (2012), a própria essência do gênero fantástico. O horror ficcional oriundo desse tipo literatura pode amenizar, momentaneamente, nossos horrores mais profundos ao mesmo tempo que desestabiliza a nossa sólida concepção de real frente a contemplação da representação do impossível: o ser eterno, a metamorfose, o horrífico e o tétrico.  Diante disso, e a partir da consideração da figura do monstro, de suas características e de sua configuração da narrativa pós-moderna que propomos neste trabalho a análise do conto “Alguém dorme nas cavernas”, de Rubens Figueiredo.

Detalhes do artigo

Como Citar
NIELS, K. M. L. (2016). O MONSTRO DORME NAS CAVERNAS: UMA (RE)LEITURA CONTEMPORÂNEA DO LOBISOMEM. Caderno Seminal, 25(25). https://doi.org/10.12957/cadsem.2016.25438
Seção
Miscelânia Literatura
Biografia do Autor

Karla Menezes Lopes NIELS, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras - habilitação português / italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Doutoranda  em  Estudos da Literatura da Universidade Federal Fluminense, com previsão de defesa para o primeiro semestre de 2018. Atualmente atua como professora de língua portuguesa e literatura na rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro, na unidade escolar C.A.I.C Theóphilo de Souza Pinto e como profesora substituta no Cefet-rj, campus Maria da Graça.  Pesquisa principalmente os seguintes temas: literatura fantástica, romantismo brasileiro e recepção da narrativa.