LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?

Conteúdo do artigo principal

Silvio Ribeiro da SILVA
Kamila Lauany Lucas LIMA

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte dos dados de uma pesquisasobre as atividades de leitura e interpretação de textos escritos domaterial didático (MD) do Sistema Positivo de Ensino (Ensino Médio –EM). Partimos do princípio de que a leitura deve ser vista não só comouma atividade interativa, mas também como uma atividade social,cultural e historicamente constituída, associando, a isto, as noçõesde letramento(s) e a perspectiva de intertextualidade, sendo estaentendida como um recurso interdisciplinar. Duas questões deveriamser respondidas no estudo que deu origem a este artigo: (i) O baixodesempenho dos alunos na avaliação do ENEM, na unidade escolar usuáriado MD referido, está associado ao fato de que as atividades de leiturae interpretação apresentadas pelo MD não privilegiam as competênciase habilidades requeridas pelo ENEM na área de Linguagens, Códigos esuas Tecnologias?; (ii) O baixo desempenho dos alunos se deve a umametodologia adotada pelo Sistema Positivo de Ensino a qual privilegiao ensino mais normativo, com foco nas atividades de decodificação,abolindo a compreensão ativa, diferentemente da proposta didática doENEM, a qual leva em conta competências e habilidades, que devemorientar o aluno a uma seleção, organização, relação e interpretaçãode dados e informações apresentadas de diferentes formas, tendoque tomar decisões e enfrentar situações-problema, por exemplo? Ageração e análise dos dados seguiram os princípios metodológicosda pesquisa qualitativo-interpretativista a partir dos pressupostos daLinguística Aplicada. Os dados mostram que o alcance da abordagemfeita pelo MD em relação às competências e habilidades mensuradaspelo ENEM ainda é limitado.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, S. R. da, & LIMA, K. L. L. (2015). LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DE QUE MANEIRA AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENEM ESTÃO SENDO PRATICADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS?. Caderno Seminal, 22(22). https://doi.org/10.12957/cadsem.2014.14887
Seção
Tema Livre