A INTERAÇÃO VERBAL EM SALA DE AULA: LEITURAS BAKHTINIANAS SOBRE O LUGAR DA PALAVRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Agildo S. S. de OLIVEIRA, Vânia Lúcia M. TORGA, Maria D’Ajuda A. RIBEIRO

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral propor umareflexão sobre o lugar da palavra na interação verbal em sala de aula.Duas importantes concepções são discutidas aqui, a palavra e ainteração verbal, além da linguagem. Tais discussões terão apoio nopensamento bakhtiniano e seus pares sobre as categorias citadas. Parao autor russo, a interação é a própria concepção de linguagem,enquanto a palavra é a sua principal mediação. Ainda para Bakhtin,quando interagimos, sempre fazemos isso de um lugar, que é só nosso, e,a partir dele, lançamos nosso olhar sobre o outro permeado de valores,axiologias essas que têm como ponte de transmissão a palavra, que nãopor acaso é considerada o signo ideológico por excelência. É a partir dessavisão que procuramos mostrar essa relação “palavra e interação verbal emsala de aula”, tendo como principais interlocutores professores do ensinobásico.

Palavras-chave


Interação verbal; Palavra; Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2013.11962

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.