LETRAMENTO, ORALIDADE E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL

Ana Maria Pires NOVAES

Resumo


A ampliação contínua de acesso às tecnologias de comunicação e da informaçãopelos indivíduos na contemporaneidade tem trazido mudanças significativasàs práticas de leitura e escrita. Na busca de avaliar as implicações dessasmudanças no ensino/aprendizagem de língua materna, pesquisadores da áreavêm estudando múltiplas formas de letramento ou letramentos, que envolvem,entre outros tipos, a multimodalidade das mídias virtuais. Por sua vez, asinstituições de ensino não podem mais limitar o letramento aos chamadosgêneros escolarizados, uma vez que é preciso habilitar os alunos para aprodução de outros gêneros discursivos que circulam na vida social, inclusiveaqueles que se constituem no ambiente digital. Este estudo tem como objetivodiscutir as interações síncronas da internet, bem como a interface entre línguafalada e língua escrita no continuum dos gêneros textuais que se produzemnesse contexto. Pretende, ainda, refletir sobre um redirecionamento do ensinoque considere as novas tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave


Gêneros virtuais; oralidade; escrita; letramento; ensino

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DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2012.11014

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ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

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