ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM: A VIDA NA ESCOLA.

Celso Ferrarezi JUNIOR, Marinho Celestino de Souza FILHO

Resumo


Neste trabalho, discorreremos sobre três das muitas concepções delinguagem criadas no transcorrer da História da humanidade, após o quê,tentaremos mostrar as relações e algumas das implicações do processo deAlfabetização com a linguagem humana.Nesse sentido, adotaremos o seguinte percurso para a construção dessetexto:Primeiro: elencaremos os métodos criados por Ferdinand Saussure parao estudo científico de uma língua;Segundo: falaremos sobre as três fases da alfabetização, sobre algunsmétodos para alfabetizar, sobre a Pedagogia e o método de alfabetizaçãopropostos por Paulo Freire.Terceiro, teceremos algumas considerações sobre a vida e a obra deFreire e;Por fim, teceremos as considerações finais acerca desse artigo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2011.10374

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.