As categorias de tempo como contribuição para a distinção entre tipologias textuais Simone
DOI:
https://doi.org/10.12957/cadsem.2010.10244Palavras-chave:
semiótica, sintaxe discursiva, categorias de tempoResumo
O presente artigo tem por objeto de estudo as projeções enunciativas de tempo como contribuição para a distinção entre descrição e narração com base na análise semiótica greimasiana. Foi apresentada uma análise qualitativa dos dados com base na sintaxe discursiva e nas categorias de tempo de Fiorin (2008). O corpus foi constituído por uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo na data de 25 de novembro de 2008. A amostra foi composta pela manchete e por duas páginas do caderno Cotidiano, apresentando o tema das enchentes em Santa Catarina. A pesquisa foi motivada pelo fato de que possa haver uma diferença entre trechos que apresentam a descrição e a narração, observando-se as categorias de tempo. O objetivo principal desse estudo foi identificar, descrever e explicar como as categorias de tempo podem contribuir para uma análise das tipologias textuais. É importante esclarecer que não se trata de uma pesquisa sobre as definições e caracterizações das tipologias textuais. Mas, de um estudo sobre como as categorias temporais podem auxiliar na distinção entre essas tipologias.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.