Sobre a Revista
Foco e Escopo
Periódico quadrimestral e multilíngue, que tem por finalidade a divulgação de artigos inéditos, de caráter teórico ou aplicado, em Estudos de Língua e Estudos de Literatura, nas áreas de Letras e Linguística.
Os artigos de cada número atendem à seguinte prioridade de autoria:
1º) pesquisador-doutor integrante do quadro docente de Programa de Pós-Graduação;
2º) pesquisador-doutor com vínculo empregatício junto a alguma universidade;
3º) pesquisador-doutor que não se enquadre nos itens anteriores;
4º) doutorando;
5º) mestrando, em coautoria com o(a) orientador(a);
6º) graduando vinculado à iniciação científica, em coautoria com o(a) orientador(a);
7º) mestre;
8º) mestrando.
Casos excepcionais serão analisados pela Editoria.
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação dos artigos submetidos é feita, inicialmente, pela Editoria, que considera sua pertinência em relação ao escopo e adequação às normas da revista. Somente as submissões admitidas pela Editoria são encaminhados a avaliadores (membros do Conselho Científico ou consultores ad hoc) para emissão de parecer em formulário eletrônico apropriado.
A avalição é realizada por pares “cegos”, sem acesso a informações sobre a autoria do texto, garantindo-se, desse modo. Havendo divergência entre o primeiro par de avaliadores, a submissão é encaminhada a um terceiro avaliador. As duas avaliações coincidentes constituirão o resultado final, implicando aceitação ou recusa da submissão.
Resenhas, entrevistas e demais textos que não artigos submetidos mão são encaminhados a par “cego” de avaliadores, sendo avaliados apenas pela Editoria.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A revista Caderno Seminal é um periódico quadrimestral, que publica trabalhos nas áreas de Estudos de Língua e Estudos de Literatura, privilegiando a multidisciplinaridade. Seu objetivo central é fazer circular estudos de caráter teórico ou aplicado para disseminar os conhecimentos gerados pela comunidade científica nacional e estrangeira. Os conteúdos publicados devem ser inéditos, contemplando artigos e miscelâneas de traduções, resenhas, entrevistas, depoimentos. A publicação nasceu em versão impressa em 1994 e a partir de 2004 ingressou no mundo digital. Trata-se, originalmente, de uma produção Dialogarts, editora universitária extensionista, estando, contudo, desde a criação do e-Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ, nele hospedado. Seu Conselho Editorial respeita a heterogeneidade e a exogenia, conforme preconizam a CAPES e os indexadores, reunindo pesquisadores da UERJ, do Brasil como um todo e do estrangeiro. A publicação dos números vem acontecendo com periodicidade e pontualidade regulares