A identidade de um perfume: análise da relação entre design de embalagem e mensagem publicitária

Camila Assis Peres Silva, Clice Sanjar Mazzilli

Resumo


Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado na área de design de embalagens para perfumes, cujo objetivo é investigar as possibilidades de tradução dos cheiros em elementos visuais. Em paralelo ao papel do design na comunicação dos efeitos que um perfume propõe desencadear, temos a mensagem publicitária com seu forte apelo verbal. Argumentamos que, para um resultado eficaz, o design deve estar em consonância com tal apelo verbal. Um dos vieses dessa pesquisa de doutorado é investigar a relação que  embalagem e mensagem publicitária podem estabelecer. Nesse artigo apresentamos um estudo inicial que explora a percepção do consumidor quanto a relação entre linguagem visual e verbal. Para tanto, selecionamos um caso real de mercado, no qual o consumidor não tem contato com o produto, isto é, um catálogo virtual de perfumes. Realizamos uma pesquisa virtual com consumidores para identificar se as mensagens publicitárias estavam em consonância com a embalagem dos perfumes. Os resultados são aqui apresentados e discutidos.

Palavras-chave


Perfum; Design; Publicidade; Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2014.13926

Apontamentos

  • Não há apontamentos.